Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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29 novembro, 2018

Festa Ajudaris



No dia de ontem decorreu na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a Festa Ajudaris

A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social, (IPSS) com estatuto de utilidade pública. Pretende auxiliar no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, através da garantia dos direitos básicos de cidadania, visando auxiliar os grupos mais desfavorecidos.

Um dos projetos da Ajudaris é o Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, que consiste na edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Este projeto pretende desenvolver nos nossos jovens escritores a criatividade, o imaginário, a cidadania e a solidariedade, o gosto pela leitura e o prazer da escrita.



A Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, é um projeto que une solidariedade ao ato da escrita.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou no ano letivo de 2017/2018, acabando por ver publicada uma das histórias construídas no coletivo do grupo turma.


 A 28 de novembro a escola celebrou a edição do seu conto na Histórias da Ajudaris 2018, com uma festa de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’18”, através de um espetáculo musical, atividade rítmica e expressiva e  ainda com leitura Dar voz ao nosso poema «Proteger a Natureza» da turma 6ºB.




Para além de alunos, professores, o nosso diretor de agrupamento e encarregados de educação, tivemos o prazer de contar com a presença da Diretora da Associação Ajudaris, Dr.ª Rosa Mendes Vilas Boas, criadora deste projeto de afetos, através de videoconferência, onde saudou os nossos alunos e professores solidários.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no seu Quadro estratégico 2014-2020 no Programa Rede de Bibliotecas Escolares , torna-se no reforço do apoio a projetos e concursos orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e literacia.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colabora com a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível dos Valores, promovendo nos alunos Excelência e Exigência, levando os jovens a terem sensibilidade e serem solidários para com os outros.

OFICINA "COM AS ESTRELAS ENTRE OS DEDOS" - WORKSHOP SOBRE CONSTELAÇÕES Programa Cientificamente Provável


O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 

A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 





Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.




Foi neste programa que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo iniciado esta relação com o workshop sobre constelações  destinado a 103 alunos de quatro turmas de 7º ano. Esta oficina "Com as estrelas entre os dedos", sobre estrelas e constelações, pretendeu dar a conhecer diversas constelações e permitir que os alunos construíssem um modelo tridimensional de algumas delas.






23 novembro, 2018

Projeto “Explorar o Universo” - A CONSTITUIÇÃO E EVOLUÇÃO DO UNIVERSO


Ainda no contexto do projeto “Explorar o Universo” a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e o grupo disciplinar de Físico-Química puderam hoje proporcionar a alunos de 7ºano um encontro com a Dr.ª Elsa Teixeira, aluna de doutoramento da Faculdade de Ciências do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob tema A constituição e evolução do Universo.


Nos últimos 20 anos aprendemos mais sobre o Universo do que em todo o resto da história da humanidade. Esta palestra descreveu o estado atual da Cosmologia (o chamado modelo do Big Bang) e os seus grandes desafios futuros. O principal é o facto de observações recentes sugerirem que 96% do conteúdo do Universo se encontrar em formas (conhecidas como matéria escura e energia escura) que não emitem luz nem foram ainda detetadas experimentalmente em laboratório, sendo apenas conhecidas pelos seus efeitos gravitacionais. Uma nova geração de telescópios e satélites tentará, na próxima década, caracterizar este lado escuro do Universo.


A recente descoberta da expansão acelerada do Universo revolucionou a forma como pensamos e modelamos a dinâmica do Universo como um todo. Nesta palestra fizemos uma viagem desde a vida na Terra até à vastidão de tudo o que nos rodeia.



22 novembro, 2018

Bullying na Escola


No passado dia 21 de novembro os 225 alunos de 7º ano puderam ter uma pequena formação sobre Bullying na Escola, proporcionado pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o patrocínio da Escola Segura da PSP de Algueirão Mem Martins. Fomentar o civismo e a cidadania, contribuindo deste modo para a afirmação da comunidade escolar enquanto espaço privilegiado de integração e socialização, foi o principal objetivo desta formação.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro nesta formação pretendeu implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Relacionamento interpessoal ,onde se desejou ajudar os alunos a interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade.


21 novembro, 2018

Projeto “Explorar o Universo” - DO INFINITAMENTE GRANDE AO INFINITAMENTE PEQUENO


No contexto do projeto “Explorar o Universo” hoje a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro teve o prazer de proporcionar a alunos de 9º ano uma palestra com a Dr.ª Rita Neves, aluna de doutoramento da Faculdade de Ciências do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, sob tema Do infinitamente grande ao infinitamente pequeno.


A gravidade quântica é um tema de investigação recente na área da física que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos. Nesta palestra podemos ver por que razões esta abordagem é necessária. Vimos que a Relatividade Geral de Einstein não consegue descrever buracos negros nem o Big-Bang e que para tal precisamos de considerar efeitos quânticos da gravidade e do próprio espaço-tempo.


Nesta apresentação foram abordadas as enormes diferenças de tamanhos ou escalas espaciais e temporais, associados à enorme diversidade de partículas e estruturas que preenchem o Universo. Desde o infinitamente pequeno ao infinitamente grande. É a questão em aberto mais ambiciosa, a demanda do Santa Graal na Física Moderna, nomeadamente a unificação da Teoria da Relatividade Geral e da Física Quântica.



Este Projeto “Explorar o Universo” pretende ao longo do ano letivo trazer à escola Palestras Científicas proferidas por Cientistas Portugueses, alguns de renome internacional, numa parceria entre a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e o grupo disciplinar de Ciências Físico-Química.


Assim sendo, este projeto visa cultivar o gosto dos alunos pela Ciência e aumentar a literacia científica, sobretudo em áreas onde, tradicionalmente, o insucesso escolar é mais elevado. O Projeto também contemplou uma vertente informativa especificamente dirigida à disciplina de Físico-Química para complementar o currículo da mesma e combater o insucesso escolar.

Cumprindo os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto “Explorar o Universo” pretende desenvolver “As competências na área de Saber científico, técnico e tecnológico(que)dizem respeito à mobilização da compreensão de fenómenos científicos e técnicos e da sua aplicação para dar resposta aos desejos e necessidades humanos, com consciência das consequências éticas, sociais, económicas e ecológicas.”

16 novembro, 2018

Projeto Newton Gostava de Ler


Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam: o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional; a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.



O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/Newton_gostava_de_ler.html


Foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou em prática para turmas de 9º ano, a atividade Quase Robots, onde pretendeu verificar com os alunos a lei de Arquimedes numa atividade laboratorial e aplicar essa lei em situações do dia-a-dia. Conteúdos de Ciências Físico-químicas como Forças, Movimentos e Energia, foram abordados de forma prática e lúdica.



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.

12 novembro, 2018

Formação em cartaz


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está a proporcionar a todas as turmas de 7º ano uma formação em composição estética de cartazes temáticos em trabalhos escolares.



A atividade “Comunicar em cartaz” surge no sentido de motivar e melhorar o desempenho dos alunos na realização e apresentação de trabalhos e cartazes dentro e fora da sala de aula.  Contribui para o reforço da aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual, bem como para o desenvolvimento da sua sensibilidade estética na criação de diferentes produtos gráficos da comunicação visual, nomeadamente o cartaz. Entre as várias áreas do Design de comunicação, o cartaz surge como opção prioritária na apresentação de trabalhos das diversas disciplinas, promovendo, desta forma, a transversalidade das aprendizagens entre as mesmas e o enriquecimento de novas experiências.



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta formação implementar o  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Sensibilidade estética e artística, para o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos, com o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.

08 novembro, 2018

To Translate


Mais um ano em que na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro temos o concurso To Translate, concurso de tradução em língua inglesa onde participam  253 alunos de 9º ano. A disputa é animada e os dicionários saltam nas mãos dos alunos tentando encontrar a palavra mais apropriada ao texto a concurso.











05 novembro, 2018

Como se faz um trabalho de pesquisa


Estão a ser dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos escolares para as 10 turmas de 6.º Ano de escolaridade.

As sessões trabalham sobre a questão de Como elaborar um trabalho escrito, académico e científico: normas para a sua estruturação e escrita.



Foram vários os temas a desenvolver: como fazer um trabalho de pesquisa; como se elabora a estrutura do trabalho; recomendações gerais, para a escrita do trabalho; o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho; como se elabora uma introdução e uma conclusão; como se elabora um índice e uma bibliografia.


Estas sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.



Muitos alunos procuram a Biblioteca Escolar para a realização de pesquisa para os trabalhos das diferentes disciplinas. É frequente constatar que a forma como organizam as suas pesquisas carece de alguma orientação. Assim, a Biblioteca Escolar propôs a realização de uma sessão de esclarecimento para todas as turmas do 6.º Ano, cujo ênfase foi a realização de trabalho de pesquisa.

Os conteúdos da sessão são apresentados aos alunos numa metodologia que os envolve em discussão e expressão de opinião. No final de cada sessão foi realizada uma atividade, Plickers, que pretendeu aferir os conhecimentos atingidos pelos alunos. Este é sempre um momento alto da sessão que envolve todos os alunos e que de uma forma lúdica os obriga, novamente, a refletir sobre os conteúdos apresentados.


Alguns dos objetivos desta atividade foram: orientar os alunos para uma planificação cuidada das diferentes fase de um trabalho escolar; fazer os alunos refletir sobre o uso da informação presente na Internet; tornar os alunos críticos em relação à informação encontrada; desenvolver a criatividade dos alunos.

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurou implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Informação e Comunicação, com o objetivo de fazer com que o alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade, e simultaneamente transformar a informação em conhecimento.