Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam
dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos
seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos
recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da
missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao
longo da vida. O projeto Newton
gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam:
o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional; a biblioteca
escolar garante condições para emanar ciência.
O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que,
transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a
realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo
acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática,
as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e
professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa:
toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/Newton_gostava_de_ler.html
Foi
neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou em prática
para turmas de 9º ano, a atividade Quase
Robots, onde pretendeu verificar com os alunos a lei de Arquimedes numa
atividade laboratorial e aplicar essa lei em situações do dia-a-dia. Conteúdos
de Ciências Físico-químicas como Forças, Movimentos e Energia, foram abordados de forma
prática e lúdica.
A Biblioteca Escolar
Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de
incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de
Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.
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