Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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16 novembro, 2018

Projeto Newton Gostava de Ler


Os princípios orientadores do Programa da Rede Bibliotecas Escolares (RBE) pretenderam dotar as escolas de meios que induzam à melhoria dos níveis de formação dos seus utilizadores. A criação de contextos aprendentes, que integrem diversos recursos e que contribuam para elevar os níveis de literacia, fazem parte da missão da biblioteca escolar porque promovem a autonomia e as aprendizagens ao longo da vida. O projeto Newton gostava de ler congrega duas conceções que nem sempre se associam: o conhecimento científico é decisivo para o avanço civilizacional; a biblioteca escolar garante condições para emanar ciência.



O projeto criou um programa anual de leitura de livros em que, transversalmente, a ciência está presente, criando pontes e motivações para a realização de pequenas ações experimentais, envolvendo materiais de custo acessível e de replicação simples noutras bibliotecas.
Da biologia à física, da química à biologia ou à matemática, as leituras e as experiências vão-se entrelaçando e colhem de espanto alunos e professores, atraindo grupos-turma à biblioteca.
Na realização de cada módulo cresce o interesse e sedimenta-se a premissa: toda a biblioteca escolar é um espaço de ciência.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/Newton_gostava_de_ler.html


Foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro colocou em prática para turmas de 9º ano, a atividade Quase Robots, onde pretendeu verificar com os alunos a lei de Arquimedes numa atividade laboratorial e aplicar essa lei em situações do dia-a-dia. Conteúdos de Ciências Físico-químicas como Forças, Movimentos e Energia, foram abordados de forma prática e lúdica.



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.

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