Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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05 novembro, 2018

Como se faz um trabalho de pesquisa


Estão a ser dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos escolares para as 10 turmas de 6.º Ano de escolaridade.

As sessões trabalham sobre a questão de Como elaborar um trabalho escrito, académico e científico: normas para a sua estruturação e escrita.



Foram vários os temas a desenvolver: como fazer um trabalho de pesquisa; como se elabora a estrutura do trabalho; recomendações gerais, para a escrita do trabalho; o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho; como se elabora uma introdução e uma conclusão; como se elabora um índice e uma bibliografia.


Estas sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.



Muitos alunos procuram a Biblioteca Escolar para a realização de pesquisa para os trabalhos das diferentes disciplinas. É frequente constatar que a forma como organizam as suas pesquisas carece de alguma orientação. Assim, a Biblioteca Escolar propôs a realização de uma sessão de esclarecimento para todas as turmas do 6.º Ano, cujo ênfase foi a realização de trabalho de pesquisa.

Os conteúdos da sessão são apresentados aos alunos numa metodologia que os envolve em discussão e expressão de opinião. No final de cada sessão foi realizada uma atividade, Plickers, que pretendeu aferir os conhecimentos atingidos pelos alunos. Este é sempre um momento alto da sessão que envolve todos os alunos e que de uma forma lúdica os obriga, novamente, a refletir sobre os conteúdos apresentados.


Alguns dos objetivos desta atividade foram: orientar os alunos para uma planificação cuidada das diferentes fase de um trabalho escolar; fazer os alunos refletir sobre o uso da informação presente na Internet; tornar os alunos críticos em relação à informação encontrada; desenvolver a criatividade dos alunos.

Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurou implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Informação e Comunicação, com o objetivo de fazer com que o alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade, e simultaneamente transformar a informação em conhecimento.

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