Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

29 novembro, 2018

OFICINA "COM AS ESTRELAS ENTRE OS DEDOS" - WORKSHOP SOBRE CONSTELAÇÕES Programa Cientificamente Provável


O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 

A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. 





Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.




Foi neste programa que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo iniciado esta relação com o workshop sobre constelações  destinado a 103 alunos de quatro turmas de 7º ano. Esta oficina "Com as estrelas entre os dedos", sobre estrelas e constelações, pretendeu dar a conhecer diversas constelações e permitir que os alunos construíssem um modelo tridimensional de algumas delas.






Sem comentários:

Enviar um comentário