Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

12 fevereiro, 2021

aLer+ Rede de Escolas Leitoras

  
     A Escola Básica Ferreira de Castro está de parabéns porque acaba de receber o selo aLer+ Rede de Escolas Leitoras  do Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares, atribuído através do projeto em candidatura, Leituras +em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
 

Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola, enquanto lugar de favorecimento das competências leitoras e estímulo do gosto pela leitura, é fundamental, tornando-se imperativo, que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.

 
http://www.pnl2027.gov.pt/np4/alermais_2027_diariosdebordoemdestaque.html?subpag=alermais

   Pegando na simbologia dos quatro principais pontos cardeais, o Projeto Leituras + em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho que está a ser desenvolvido visando a promoção da leitura e a criação de melhores leitores. Um agradecimento a todos aqueles que partilham com a biblioteca escolar este caminho!

    ResponderEliminar