O Livro Escolar Único foi uma ferramenta crucial no sistema educativo do Estado Novo, refletindo a tentativa do regime de controlar e doutrinar a população desde a infância. Através desses manuais, o governo de Salazar conseguiu não apenas padronizar o ensino, mas também promover a sua ideologia de maneira eficaz e duradoura. A centralização e a censura aplicadas aos conteúdos educacionais mostram como o Estado Novo utilizou a educação como um meio de perpetuar o seu poder e os seus valores na sociedade portuguesa. Neste sentido , esta atividade funcionou como uma aula de História diferente, e contextualizou o 50º aniversário da democracia em Portugal.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
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22 abril, 2024
Livro escolar único como retrato ideológico do Estado Novo
O Livro Escolar Único foi uma ferramenta crucial no sistema educativo do Estado Novo, refletindo a tentativa do regime de controlar e doutrinar a população desde a infância. Através desses manuais, o governo de Salazar conseguiu não apenas padronizar o ensino, mas também promover a sua ideologia de maneira eficaz e duradoura. A centralização e a censura aplicadas aos conteúdos educacionais mostram como o Estado Novo utilizou a educação como um meio de perpetuar o seu poder e os seus valores na sociedade portuguesa. Neste sentido , esta atividade funcionou como uma aula de História diferente, e contextualizou o 50º aniversário da democracia em Portugal.
20 abril, 2024
Livro escolar único como retrato ideológico do Estado Novo
A História revela as raízes de conflitos, desenvolvimentos sociais e mudanças políticas, permitindo uma visão mais profunda das questões contemporâneas. Neste sentido, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro , com a sua exposição A educação no Estado Novo, pretendeu contextualizar historicamente o regime que antecedeu a revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, neste ano do seu 50º aniversário.
A matriz autoritária é uma das características dominantes da política educativa
A construção deste projeto nacionalista não poderia jamais deixar de estar associada ao ensino da História. (…)
O poder político cedo se apercebeu que a escola era um espaço de socialização primordial para a formação de uma consciência nacional.
19 abril, 2024
Livro escolar único como retrato ideológico do Estado Novo
Durante o Estado Novo em Portugal, regime autoritário que vigorou de 1933 a
1974, a educação foi um instrumento essencial para a propagação dos valores
ideológicos do governo. Nesse
contexto, o livro escolar único desempenhou um papel central na política
educativa do regime.
Nesta atividade, com os alunos do 9ºC3, foram explorados, pela professora bibliotecária, excertos de manuais, ilustrações e capas de livros, interpretados à luz do lema Deus, Pátria, Família.