A História revela as raízes de conflitos, desenvolvimentos sociais e mudanças políticas, permitindo uma visão mais profunda das questões contemporâneas. Neste sentido, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro , com a sua exposição A educação no Estado Novo, pretendeu contextualizar historicamente o regime que antecedeu a revolução portuguesa de 25 de abril de 1974, neste ano do seu 50º aniversário.
Documentos contemporâneos de uma época são a base de pesquisas académicas, permitindo que historiadores e pesquisadores construam narrativas fundamentadas e contribuam para o conhecimento histórico. Na atividade Livro escolar único como retrato ideológico do Estado Novo, a professora bibliotecária tentou demonstrar, que Educação e Valores são temas históricos, e que os manuais escolares podem ser documentos valiosos para se entender um regime político.
Com os alunos do 9º A4 pretendemos abordar a História com base em testemunhos e documentos da época.
A matriz autoritária é uma das características dominantes da política educativa
do Estado Novo (1930-1974). A raiz doutrinal está sempre presente, extravasando mesmo os espaços escolares, para se projetar no seio das famílias e das comunidades.
O Estado Novo sente-se investido das legitimidades sociais que sustentam
as práticas de doutrinação e utiliza todas as potencialidades do ensino como fator
de socialização: inculca valores, subordina corpos, disciplina consciências.
Nóvoa, António
A «Educação Nacional» (1930-1974):
Análise Histórica e Historiográfica
Relatório das Provas de Agregação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade de Lisboa
30 pp.
A efígie de Salazar, transmitindo um perfil de homem determinado, queixo saliente, com o olhar vigilante no futuro e o sobrolho ligeiramente carregado, de quem tem preocupações que coexistem com a missão histórica, e não tanto divina, de proteger o povo português. Note-se que estamos perante um Salazar ainda jovem embora o desenho, ao mesmo tempo, pudesse corresponder a um homem mais velho. Talvez se projetasse já a imagem da longevidade do regime.
Serra, Filipe Mascarenhas (2005)
«A imagem nos manuais do ensino primário do Estado Novo»,
Cultura, vol. 21, 151-176.
A construção deste projeto nacionalista não poderia jamais deixar de estar associada ao ensino da História. (…)
O poder político cedo se apercebeu que a escola era um espaço de socialização primordial para a formação de uma consciência nacional.
Serrão, Vanda Maria de Bragança (2018)
O Ensino durante o Estado Novo em Portugal: O papel do professor,
Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada orientado pelo Professor Doutor Miguel Maria
Universidade de Lisboa,Lisboa.167 pp.
Serrão, Vanda Maria de Bragança (2018)
O Ensino durante o Estado Novo em Portugal: O papel do professor,
Mestrado em Ensino da História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada orientado pelo Professor Doutor Miguel Maria
Universidade de Lisboa,Lisboa.167 pp.
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