Compartilhar e transmitir o prazer pela leitura é um dos objetivos das bibliotecas escolares, e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, transforma o jovem leitor em elo de ligação entre os livros e novos leitores. Prosseguimos na tarefa de revelar experiências leitoras.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
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26 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (O Reino do Dragão de Ouro)
Compartilhar e transmitir o prazer pela leitura é um dos objetivos das bibliotecas escolares, e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, transforma o jovem leitor em elo de ligação entre os livros e novos leitores. Prosseguimos na tarefa de revelar experiências leitoras.
Ilustrar os Direitos Humanos - 9º artigo
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os valores que integram o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, nomeadamente em Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos. Com este projeto conduziu-se o aluno à compreensão, uso e reflexão, dos textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e simultaneamente à expressão através da ilustração, como um processo artístico de interpretação visual.
O artigo 9º é apresentado aqui por Gabriela Silva do 8ºA3 e Frederico Afonso do 9ºA4. O direito a não ser preso, detido ou exilado arbitrariamente é representado por Gabriela mais uma vez utilizando-se a simbologia do punho cerrado erguido no ar que é um símbolo de desafio e resistência, associado a correntes e uma gaiola que representam a prisão e o enclausuramento. São utilizadas representações simbólicas da imagética universal.
No caso de Frederico Afonso ele utiliza a imagem estilizada de muros, grades e barreiras geográficas para nos transmitir o intransponível e a fuga.
25 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Uma Criatura Feita de mar)
Tornar visíveis os livros é um requisito fundamental da biblioteca escolar, e este só se consegue promovendo encontros, criando vínculos, aproximando livros de novos leitores. O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro motiva para novas leituras através do envolvimento de jovens leitores. Hoje publicamos a experiência leitora de Leonor Campos do 9ºC1.
Ilustrar os Direitos Humanos - 18º artigo
A interpretação visual de um texto permite aos nossos leitores fazer conviver a palavra com a imagem, neste que é o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com a parceria dos professores de Educação Visual que aderiram ao projeto. Leonor Santos do 9ºA4 e Maria Belo do 9º A3 interpretam o artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Representam visualmente a liberdade religiosa, sendo que no caso de Leonor Santos são utilizados vários símbolos religiosos convivendo com a pomba da paz e sem amarras, e a múltipla escolha de caminhos a seguir é representado por Maria Belo com as suas linhas, cores e formas diferentes. Um mesmo tema e duas formas de o expressar.
24 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 1º artigo
Solicitando aos alunos que ilustrem artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma a arte visual num instrumento eficaz de auxílio ao processo cognitivo. Conhecer e interiorizar cada artigo é, em primeira instância, um processo de leitura e interpretação textual que se transforma em manifestação visual através da ilustração. Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em parceria com os professores de Educação Visual que aderiram ao desafio da biblioteca escolar, os alunos agarraram esta aventura. Beatriz Peixoto do 9ºA3 e Beatriz Ribeiro do 9ºB4 ilustram de forma criativa a ideia de livre fraternidade universal, incluída no artigo 1º. Ambas as artistas utilizam as mãos e as correntes como símbolos visuais. Beatriz Ribeiro utiliza o código das correias como símbolo de união entre povos e raças. Beatriz Peixoto utiliza as correntes quebradas como símbolo de liberdade e igualdade, também de todos os povos e raças. Na primeira a corrente é símbolo de união e na segunda significa prisão. Mais uma vez um bom exemplo de como à leitura seguiu-se a interpretação, e a ilustração surge como representação.
23 janeiro, 2023
Miúdos a Votos: preparação da campanha
A Escola Básica Ferreira de Castro e a sua Biblioteca Escolar continuam a preparar a campanha eleitoral de Miúdos a Votos com a extraordinária colaboração da professora Luísa Rodrigues, a quem muito agradecemos o entusiasmo e dedicação.
Mediação Ler+Jovem (Três semanas com o meu irmão)
Alargar a comunidade leitora da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi o desafio proposto aos nossos jovens leitores, no projeto Mediação Ler+ Jovem, com a sua partilha de um livro lido. Agradecemos a Maria Rita Sequeira a sua partilha.
22 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 10º artigo
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, pretendeu-se desafiar os alunos a serem capazes de extrair as inferências dos textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de lhes recrear o significado e expor a mensagem implícita através da ilustração. A cultura de cada leitor é bem expressa na representação de cada artigo, como o que podemos observar na representação do pelourinho da Camila Dias do 9ºB3 ou no tribunal de Elvis do 9ºB4, ambos representando o direito à justiça imparcial do artigo 10º.
21 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 12º artigo
20 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 11º artigo
A educação para os direitos humanos cria nos nossos alunos um sentido de responsabilidade para os respeitarem e defenderem, e desenvolve neles capacidades para agirem em conformidade. Para atingirem esta fase os jovens têm que interiorizar as ideias patentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em colaboração com a disciplina de Educação Visual, pretendeu uma primeira abordagem aos artigos da DUDH e uma primeira interpretação revelada em desenho.
O artigo 11º fala-nos de inocência e de julgamento público. Salvador Santos do 8ºA1 e Leonor Sequeira do8ºA3, utilizam ambos a simbologia do dedo indicador acusatório e persecutório. Nos dois desenhos temos a expressão de submissão injusta na ausência da aplicação do artigo 11ºda Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os dois alunos interpretaram o artigo e o ilustraram, não pelo seu direito, mas na consequência do seu incumprimento. A composição do desenho revela uma interpretação emocional do artigo, atitude só possível depois de interiorizada a mensagem.
Mediação Ler+Jovem (A Lua de Joana)
Cativar novos leitores através de leitores das mesmas faixas etárias tem a vantagem da similitude de códigos mentais e semelhanças de linguagem. O projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende propiciar encontros com livros , pela mão de jovens leitores capazes de motivar os seus pares. Hoje agradecemos a Rafaela Pires a partilha da sua experiência leitora.
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