A educação para os direitos humanos cria nos nossos alunos um sentido de responsabilidade para os respeitarem e defenderem, e desenvolve neles capacidades para agirem em conformidade. Para atingirem esta fase os jovens têm que interiorizar as ideias patentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em colaboração com a disciplina de Educação Visual, pretendeu uma primeira abordagem aos artigos da DUDH e uma primeira interpretação revelada em desenho.
O artigo 11º fala-nos de inocência e de julgamento público. Salvador Santos do 8ºA1 e Leonor Sequeira do8ºA3, utilizam ambos a simbologia do dedo indicador acusatório e persecutório. Nos dois desenhos temos a expressão de submissão injusta na ausência da aplicação do artigo 11ºda Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os dois alunos interpretaram o artigo e o ilustraram, não pelo seu direito, mas na consequência do seu incumprimento. A composição do desenho revela uma interpretação emocional do artigo, atitude só possível depois de interiorizada a mensagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário