A Escola Básica Ferreira de Castro e a sua Biblioteca Escolar continuam a preparar a campanha eleitoral de Miúdos a Votos com a extraordinária colaboração da professora Luísa Rodrigues, a quem muito agradecemos o entusiasmo e dedicação.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
23 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Três semanas com o meu irmão)
Alargar a comunidade leitora da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi o desafio proposto aos nossos jovens leitores, no projeto Mediação Ler+ Jovem, com a sua partilha de um livro lido. Agradecemos a Maria Rita Sequeira a sua partilha.
22 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 10º artigo
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, pretendeu-se desafiar os alunos a serem capazes de extrair as inferências dos textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de lhes recrear o significado e expor a mensagem implícita através da ilustração. A cultura de cada leitor é bem expressa na representação de cada artigo, como o que podemos observar na representação do pelourinho da Camila Dias do 9ºB3 ou no tribunal de Elvis do 9ºB4, ambos representando o direito à justiça imparcial do artigo 10º.
21 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 12º artigo
20 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 11º artigo
A educação para os direitos humanos cria nos nossos alunos um sentido de responsabilidade para os respeitarem e defenderem, e desenvolve neles capacidades para agirem em conformidade. Para atingirem esta fase os jovens têm que interiorizar as ideias patentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em colaboração com a disciplina de Educação Visual, pretendeu uma primeira abordagem aos artigos da DUDH e uma primeira interpretação revelada em desenho.
O artigo 11º fala-nos de inocência e de julgamento público. Salvador Santos do 8ºA1 e Leonor Sequeira do8ºA3, utilizam ambos a simbologia do dedo indicador acusatório e persecutório. Nos dois desenhos temos a expressão de submissão injusta na ausência da aplicação do artigo 11ºda Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os dois alunos interpretaram o artigo e o ilustraram, não pelo seu direito, mas na consequência do seu incumprimento. A composição do desenho revela uma interpretação emocional do artigo, atitude só possível depois de interiorizada a mensagem.
Mediação Ler+Jovem (A Lua de Joana)
Cativar novos leitores através de leitores das mesmas faixas etárias tem a vantagem da similitude de códigos mentais e semelhanças de linguagem. O projeto Mediação Ler+ Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende propiciar encontros com livros , pela mão de jovens leitores capazes de motivar os seus pares. Hoje agradecemos a Rafaela Pires a partilha da sua experiência leitora.
19 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 15º artigo
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, cria-se a interdependência entre a linguagem verbal e o discurso pictórico. Os alunos interpretam o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos mediante a sua visão do mundo, transpondo uma ideia para uma ilustração. Aqui revelamos a interpretação do artigo 15º pelos alunos Márcia Alves e Laís Barros, respetivamente do 9ºB1 e 9ºA3, que na disciplina de Educação Visual interagiram com a biblioteca escolar. Em ambas as ilustrações é a imagem universal do Cidadão do Mundo.
18 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 5º artigo
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendeu – se levar os alunos a compreender e refletir sobre os artigos da DUDH e a usá-los com o objetivo de os transformar em mensagem visual. É a confluência entre a literacia literária e a literacia visual. Compreender, refletir e interpretar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é meio caminho para os praticar e defender. É a educação para a cidadania através da leitura e da Educação Visual. Hoje é a força das ilustrações de Beatriz Veiga do 9º A4 e de Dinis Borges do 9ºB3, que exprimem o artigo 5º e a manifestação contra a tortura.
17 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (A Lua não está à venda)
Através da leitura, ser capaz de refletir sobre valores e posicionar-se de forma crítica perante uma obra lida, são alguns dos objetivos que norteiam a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Com o projeto Mediação Ler+ Jovem queremos criar uma cadeia de motivação leitora partilhando o parecer de cada experiência. Hoje são as palavras de Ana Bicas do 8ºA3 que editamos e divulgamos, e a quem agradecemos a partilha.
16 janeiro, 2023
Escola a Ler
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está inscrita na ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23, nas atividades Leitura orientada , Tempo para ler e pensar! e Vou levar-te comigo! Deste modo foi-lhe atribuído um reforço orçamental (IGeFE) para aquisição de fundo documental. Continuam a chegar mais livros novos!
Ilustrar os Direitos Humanos - 1º artigo
Gerar ideias ou interpretações alternativas a partir de uma dada informação, foi o desafio do projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com a disciplina de Educação Visual. Descobrir significados implícitos, questionar o texto e relacionar - se com ele de forma criativa, foi o que resultou em cada ilustração dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Fraternidade e liberdade são alguns dos conceitos que Diogo Correia do 9ºB3 e Ana Carolina do 9ºA2 transpuseram para a sua ilustração do artigo 1º. É a mão aberta que grita o direito e a mão fechada que se assume em luta. Um mesmo artigo e duas simbologias diferentes com a representação da mão.
15 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 19º artigo
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, pretendeu participar ativamente na educação para os direitos humanos ajudando os alunos a sentirem a sua importância, a interiorizarem os seus valores e a integrarem-nos na sua forma de vida. Com a disciplina de Educação Visual a ideia passa para o papel em forma de desenho, já filtrada pela interpretação de cada jovem artista.
Susana Lança do 8ºA4 dá-nos o grito de ordem, de polegar em riste, para a liberdade de expressão referida no artigo 19º. Mariana Almeida do 9ºB3 dá-nos o grito interior que precisa de se expressar em liberdade. Dois gritos e duas ilustrações.
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