Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

30 janeiro, 2019

Roda das Ocupações Diárias - Programa Cientificamente Provável


Ainda na parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou no dia 29 de janeiro um atelier sobre terapia ocupacional em que o tema foi a “roda das ocupações diárias”.  Foi dinamizado um exercício prático com os alunos para perceberem a associação das tarefas que realizamos diariamente com a saúde e o bem-estar e o que isso implica em termos da nossa saúde.



Os alunos de 8º ano puderam abordar o programa de Ciências Naturais no capítulo que diz respeito a hábitos individuais que contribuem para uma vida saudável. O tema da terapia ocupacional e a intervenção nas tarefas do quotidiano, desenvolvendo competências nas atuações do dia a dia, equilibrando a força e a destreza nas ocupações diárias, foi a abordagem inicial nesta atividade.



Em seguida os alunos puderam fazer um exercício de reflexão sobre as atividades do seu quotidiano que dão energia, ajudam ou consomem na parte física e que ajudam socialmente ou mentalmente. Distribuíram pelas horas do seu dia as atividades que normalmente realizam e puderam perspectivar o ritmo do seu quotidiano e o efeito das suas atividades diárias.






No final todos puderam concluir que ocupação dá sentido à vida.




Promoção, criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade, na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, foi a ingerência desta atividade no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Levar os alunos a reconhecerem a importância das atividades motoras para o seu desenvolvimento físico, psico social, estético e emocional, é também um dos objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário