Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

29 janeiro, 2019

(Terapia da) fala connosco - Programa Cientificamente Provável



Integrado no programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tem estado em parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão para a dinamização de diversas iniciativas. 


Desta vez no dia 29 foi abordada a terapia da fala e os alunos puderam perceber o âmbito desta intervenção ao nível da saúde, nomeadamente como a terapia da fala avalia, diagnostica e trata alterações da comunicação humana e suas perturbações, considerando que a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas de comunicação não-verbal.



Comunicação e Linguagem, Fala, Fluência, Voz e Deglutição, são algumas das áreas de ingerência da terapia da fala.

Para os alunos foi importante perceber que esta terapia atua ao nível de todas as idades na dicção, a acentuação das palavras, os gestos comunicativos, tornando mais natural a comunicação.
Dificuldade na interpretação de contextos, estruturação frásica pobre, dificuldade em descrever o conteúdo específico de um tema, dificuldades de compreensão e/ou de expressão de textos escritos, são também dificuldades abordadas na terapia da fala.




Várias foram as turmas de 9º ano que participaram nesta formação integrada na disciplina de Ciências Naturais referente ao capítulo programático, viver melhor na terra: De que modo a Ciência e a Tecnologia podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.




Nesta atividade a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, levando os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário