Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

14 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 18º artigo



Hoje é o artigo 18º que apresentamos na interpretação visual de Sara Simão do 8ºB3 e Clara Pedras do 9ºB3. Sara Simão representa a liberdade de pensamento e consciência com a simbologia da fechadura incluída no cérebro onde o próprio individuo se esconde e guarda, tendo só ele a chave. Já Clara Pedras representa a liberdade religiosa através de dois símbolos religiosos cuja divisão é quebrada por um punho em luta. Um mesmo artigo em que uma artista representa a origem da liberdade de pensamento e a outra apresenta o direito à expressão dessa mesma liberdade.
Uma educação que vise o desenvolvimento pleno do cidadão e a preparação para o exercício duma cidadania responsável, não é possível sem a educação em direitos humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos teve como objetivo ajudar os alunos a sentirem a importância dos direitos humanos, através da interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e respetiva ilustração, em parceria com Educação Visual.



Miúdos a Votos (7ºA4)


Por essa cidade se espalham os cartazes da campanha do 7ºA4 para o livro mais fixe de Miúdos a Votos!










13 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos (7ºA3)


Hoje apresentamos a campanha do 7ºA3 dos livros mais fixes de Miúdos a Votos. Veja num cinema perto de si!







12 fevereiro, 2023

Miúdos a Votos (7ºC2)


Pendurados por aí andam os cartazes da campanha do 7ºC2 em Miúdos a Votos, os livros mais fixes!





Ilustrar os Direitos Humanos - 7º artigo



Promover a reflexão em meio escolar sobre direitos humanos, foi um dos objetivos do Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos existe um conjunto de valores, direitos e normas que dizem respeito a todos os seres humanos, e o aluno ao ser chamado a ilustrar os seus artigos é convidado a interpretar e refletir sobre eles, e a atingir a sua dimensão humana e universal.
A igualdade perante a lei defendida no artigo 7º, é representada aqui por Diana Franco do 8º A3 e Gisella Esteves do 8º B1. Em ambos os desenhos, reparamos a referência à igualdade de género, que no caso de Diana é relacionado aos respetivos símbolos do feminino e masculino, e no desenho de Gisella é associado à imagem da balança equilibrada, símbolo de justiça. Mais uma vez os códigos visuais utilizados são associados a significâncias concretas.


11 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 13º artigo




Como nos diz o documento Human Rights Educator’s Network Amnistia Internacional - Secção dos EUA Janeiro de 1991, a educação para os direitos humanos promove os princípios democráticos. Através de diversas práticas educativas, permite analisar, de uma forma imparcial, as várias perspetivas respeitantes à problemática dos direitos humanos. Foi neste sentido que surgiu o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro que pretendeu criar o diálogo entre texto e imagem levando o aluno a interpretar o sentido dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a revelar a respetiva leitura através da representação gráfica.
Tanto Margarida Ferreira do 8ºB1, como Joana Francisco do 8ºB3, ilustraram o artigo 13º representando a globalidade geográfica do espaço livre de circulação e residência.

Miúdos a Votos (7ºC3)


É muito barulhenta a campanha do 7ºC3 a defender os seus livros candidatos em Miúdos a Votos! Vamos escutá-los com atenção!








10 fevereiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 27º artigo



A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os princípios que orientam, justificam e dão sentido ao documento “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, que prevê um perfil de base humanista onde a escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar. 
Deste modo a Biblioteca Escolar pretendeu potenciar o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, consciencializando os alunos das caraterísticas inerentes aos Direitos Humanos, levando-os a interpretar os artigos da DUDH e a ilustrá-los, com a colaboração dos professores da disciplina de Educação Visual, a quem a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece mais uma vez a entrega a este projeto.
O direito à expressão cultural, artística e científica, é o conteúdo do artigo 27º ilustrado por Ricardo Lopes do 9ºA2 e Yasmin Freitas do 8ºA3. Ricardo expressa o direito à proteção dos interesses humanos salientando a sua preocupação ecológica sobre o ambiente. Yasmin ilustra o respeito pela diversidade cultural através da diversidade da manifestação artística e multiplicidade de indumentária. Um mesmo artigo, dois focos diferentes.



Miúdos a Votos (7A2)


O 7ºA2 anda na sua campanha pelos Miúdos a Votos enchendo as nossas paredes de cartazes com o apelo ao voto do livro mais fixe.