A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os princípios que orientam, justificam e dão sentido ao documento “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, que prevê um perfil de base humanista onde a escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.
Deste modo a Biblioteca Escolar pretendeu potenciar o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, consciencializando os alunos das caraterísticas inerentes aos Direitos Humanos, levando-os a interpretar os artigos da DUDH e a ilustrá-los, com a colaboração dos professores da disciplina de Educação Visual, a quem a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece mais uma vez a entrega a este projeto.
O direito à expressão cultural, artística e científica, é o conteúdo do artigo 27º ilustrado por Ricardo Lopes do 9ºA2 e Yasmin Freitas do 8ºA3. Ricardo expressa o direito à proteção dos interesses humanos salientando a sua preocupação ecológica sobre o ambiente. Yasmin ilustra o respeito pela diversidade cultural através da diversidade da manifestação artística e multiplicidade de indumentária. Um mesmo artigo, dois focos diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário