A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua, este ano letivo, a sua missão de espalhar leituras. Com o Projeto Mediação Ler+ Jovem, ontem e hoje tivemos os grupos B1, B3 e B4, do 9º ano, a conhecer parte do acervo da biblioteca escolar dirigido à sua faixa etária. Contactar com os livros, descobrir informação sobre cada um e escolher a próxima leitura para o Cabaz Literário, foi a missão destes 85 alunos, que assim iniciaram o seu caminho leitor deste ano letivo.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
28 setembro, 2022
26 setembro, 2022
Formação de utilizadores (5º ano)
Mais um ano a receber novos alunos de 5º ano. Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a dar as boas-vindas a novos leitores, mais uma vez a formar utilizadores.
Sendo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro parte integrante do processo educativo, torna-se fundamental iniciar a formação de utilizadores em alunos que nos chegam para o quinto ano.
Todos os alunos das turmas de quinto ano são recebidos durante a segunda quinzena de setembro e a primeira semana de outubro, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, para uma primeira abordagem de como se deve utilizar este espaço, mas sobretudo para conhecer tudo o que podem usufruir nesta área de aprendizagem.
25 setembro, 2022
Bibliotecas Escolares: Presentes para o Futuro
As Bibliotecas Escolares não são um espaço da
escola, uma infraestrutura ou um equipamento. Com
discernimento, vontade e determinação, são um dos
órgãos vitais da escola, nunca entendido para além
do currículo, mas na certeza de que o currículo se
cumpre também na biblioteca, através da biblioteca
e com a biblioteca.
O Quadro Estratégico que aqui se presenta encerra
esta visão e esta missão: continuar o trabalho
contínuo para uma verdadeira imposição e
apropriação das bibliotecas no planeamento e ação
da vida de cada turma e cada aluno.
(...)
Caracteriza-se pela diversificação de recursos
educativos, pelas literacias múltiplas, por avaliações
que servem para se aprender e pela promoção
da equidade como objetivo principal, sem portas
fechadas para ninguém, muito menos a porta da
biblioteca
(...)
Em que pode a biblioteca escolar contribuir para que a aprendizagem seja
mais profunda? Em que pode a biblioteca escolar
promover o pensamento crítico, a exploração
do conhecimento nas várias áreas do saber,
o raciocínio ou a autonomia? Em que pode a
biblioteca escolar ser recurso fundamental para
a inclusão? Em que pode a biblioteca escolar ser
instrumento para o debate, para dar voz aos alunos,
para abrir as janelas das escolas para o mundo
real? Em que pode a biblioteca escolar ser o melhor
trunfo da escola para chamar à leitura os que dela
fogem?
Este documento atesta que não falta à Rede de
Biblioteca Escolares nem ambição, nem visão, para
dar resposta a estas perguntas.
Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas
Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
Prefácio de João Costa
(Secretário de Estado Adjunto e da Educação 2021)
Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
19 setembro, 2022
Prioridades para as Bibliotecas Escolares
Mais um ano letivo se inicia. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro assume o compromisso com as prioridades para este ano de 2022/2023, definidas pela Rede de Bibliotecas Escolares.
As prioridades fixadas para 2022-2023, surgem na continuidade das definidas em anos anteriores e fundamentam-se no seguinte contexto:
- A crescente digitalização e o movimento global de transição digital exigem que as bibliotecas continuem a desenvolver-se do ponto de vista digital e contribuam para esse incremento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação;
- As alterações significativas nas formas de estar e trabalhar, hoje, implicam que, para manterem a sua contemporaneidade, as bibliotecas revejam os seus espaços físicos e digitais
- As fragilidades reveladas no âmbito das competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo nessas áreas;
- A revolução digital em curso, torna imprescindível a uma participação competente na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media, que urge desenvolver;
- A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões.
https://www.rbe.mec.pt/np4/Prioridades.html
15 junho, 2022
Cabaz Literário 2021/2022
O Projeto Leituras + em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, das Escolas A Ler + do Plano Nacional de Leitura, Castro, pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.
O Projeto Cabaz Literário, ação 1 do Projeto Leituras + em Rota Livre pretende inverter o circuito e levar a biblioteca à sala de aula, utilizando mecanismos promocionais da leitura numa linguagem apelativa e envolvente. Começamos pela divulgação presencial do fundo documental da Biblioteca Escolar aos alunos através das nossas montras literárias e seguimos com a construção de cabazes de leitura de acordo com a escolha das turmas. Criam-se grupos/turma de requisição domiciliária e distribuímos os cabazes literários. E assim se constrói o ponto de partida para as Tertúlias Literárias que se seguem.
Com o Projeto Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, estabelece - se uma relação de cumplicidade entre os leitores e os livros lidos, onde ler, entender o que foi lido e falar sobre o que se leu, são alguns dos objetivos. Simultaneamente mobilizam-se novos entusiastas para a leitura.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Tertúlias Literárias, interpretou a tertúlia literária como um espaço de promoção da leitura onde se pode falar sobre sentimentos, pensamentos, recordações, pode-se relacionar o livro a outras leituras que já se fizeram e apresentar as sensações despertadas pela apreciação da obra.
Foi nosso objetivo estimular o gosto pela leitura proporcionando contacto com ofertas de leituras, alargando conhecimento bibliográfico e motivando para outras leituras criando uma cultura de leitura voluntária.
Finalmente, o que começou com o Cabaz Literário desemboca no Projeto Mediação Ler+ Jovem, em que é o próprio leitor adolescente que promove e divulga o livro junto de seus pares, partilhando a experiência leitora tida com o acervo da biblioteca escolar. Divulgamos o encontro entre leitores e livros.
Foram 48 turmas e 995 alunos num universo de 1226 que a escola possui, que aderiram este ano letivo de 2021/2022 ao Projeto Cabaz Literário. Cada uma das 48 turmas envolvidas participaram ao longo do ano com 5 aulas de português para o Projeto Cabaz Literário.
Aprofundar competências de leitura, aprofundar hábitos de leitura autónoma, trocar experiências de leitura, conhecer os livros existentes na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e incentivar o gosto pela leitura, foram alguns dos objetivos atingidos.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece a todos os que estiveram envolvidos neste projeto.
02 junho, 2022
Construir a obra de Ferreira de Castro - O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro criou 28 puzzles de capas de edições de obras de Ferreira de Castro, integrado no projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora. Os nossos alunos de 5º ano compuseram os seus puzzles peça a peça e leram o apontamento sobre cada obra .Uns mais rápidos outros mais lentos, mas todos concentrados para atingir a montagem final. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro esteve muito animada e as capas foram aparecendo. Foi uma forma diferente de conhecer a obra de Ferreira de Castro. Foi bem divertido!
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