As Bibliotecas Escolares não são um espaço da
escola, uma infraestrutura ou um equipamento. Com
discernimento, vontade e determinação, são um dos
órgãos vitais da escola, nunca entendido para além
do currículo, mas na certeza de que o currículo se
cumpre também na biblioteca, através da biblioteca
e com a biblioteca.
O Quadro Estratégico que aqui se presenta encerra
esta visão e esta missão: continuar o trabalho
contínuo para uma verdadeira imposição e
apropriação das bibliotecas no planeamento e ação
da vida de cada turma e cada aluno.
(...)
Caracteriza-se pela diversificação de recursos
educativos, pelas literacias múltiplas, por avaliações
que servem para se aprender e pela promoção
da equidade como objetivo principal, sem portas
fechadas para ninguém, muito menos a porta da
biblioteca
(...)
Em que pode a biblioteca escolar contribuir para que a aprendizagem seja
mais profunda? Em que pode a biblioteca escolar
promover o pensamento crítico, a exploração
do conhecimento nas várias áreas do saber,
o raciocínio ou a autonomia? Em que pode a
biblioteca escolar ser recurso fundamental para
a inclusão? Em que pode a biblioteca escolar ser
instrumento para o debate, para dar voz aos alunos,
para abrir as janelas das escolas para o mundo
real? Em que pode a biblioteca escolar ser o melhor
trunfo da escola para chamar à leitura os que dela
fogem?
Este documento atesta que não falta à Rede de
Biblioteca Escolares nem ambição, nem visão, para
dar resposta a estas perguntas.
Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas
Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
Prefácio de João Costa
(Secretário de Estado Adjunto e da Educação 2021)
Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro estratégico: 2021-2027
Sem comentários:
Enviar um comentário