Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

15 junho, 2022

Cabaz Literário 2021/2022




O Projeto Leituras + em Rota Livre, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, das Escolas A Ler + do Plano Nacional de Leitura,  Castro, pretende quatro orientações e dinâmicas essenciais para a leitura: rota livre em abrangência transversal, livre e alargada da leitura em competências e áreas do saber, que implicam projetos e ações de divulgação e incentivo à leitura; rota livre em proponentes e aderentes ao processo leitor, criando projetos e ações de acordo com as necessidades e planos de alunos e professores, transformando a leitura num ato autónomo e voluntário; rota livre nas formas de expressão/manifestação, no sentido de criar e desenvolver projetos em diversos suportes que revelem o impacto da leitura; rota livre na divulgação e disseminação do gosto e conhecimento pela leitura, criando mecanismos de reprodução leitora. Para 2º e 3º ciclos, este projeto incide em aprendizagens veiculadas pela leitura em que esta deverá ser um processo autónomo indispensável à concretização de projetos.


O Projeto Cabaz Literário, ação 1 do Projeto Leituras + em Rota Livre pretende inverter o circuito e levar a biblioteca à sala de aula, utilizando mecanismos promocionais da leitura numa linguagem apelativa e envolvente. Começamos pela divulgação presencial do fundo documental da Biblioteca Escolar aos alunos através das nossas montras literárias e seguimos com a construção de cabazes de leitura de acordo com a escolha das turmas. Criam-se grupos/turma de requisição domiciliária e distribuímos os cabazes literários. E assim se constrói o ponto de partida para as Tertúlias Literárias que se seguem.


Com o Projeto Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, estabelece - se uma relação de cumplicidade entre os leitores e os livros lidos, onde ler, entender o que foi lido e falar sobre o que se leu, são alguns dos objetivos. Simultaneamente mobilizam-se novos entusiastas para a leitura.


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Tertúlias Literárias, interpretou a tertúlia literária como um espaço de promoção da leitura onde se pode falar sobre sentimentos, pensamentos, recordações, pode-se relacionar o livro a outras leituras que já se fizeram e apresentar as sensações despertadas pela apreciação da obra.

Foi nosso objetivo estimular o gosto pela leitura proporcionando contacto com ofertas de leituras, alargando conhecimento bibliográfico e motivando para outras leituras criando uma cultura de leitura voluntária.


Finalmente, o que começou com o Cabaz Literário desemboca no Projeto Mediação Ler+ Jovem, em que é o próprio leitor adolescente que promove e divulga o livro junto de seus pares, partilhando a experiência leitora tida com o acervo da biblioteca escolar. Divulgamos o encontro entre leitores e livros.

Foram 48 turmas e 995 alunos num universo de 1226 que a escola possui, que aderiram este ano letivo de 2021/2022 ao Projeto Cabaz LiterárioCada uma das 48 turmas envolvidas participaram ao longo do ano com 5 aulas de português para o Projeto Cabaz Literário.

Aprofundar competências de leitura, aprofundar hábitos de leitura autónoma, trocar experiências de leitura,  conhecer os livros existentes na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e incentivar o gosto pela leitura, foram alguns dos objetivos atingidos.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece a todos os que estiveram envolvidos neste projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário