Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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12 fevereiro, 2019

A geologia forense na investigação criminal - Programa Cientificamente Provável



No passado dia 11 pudemos ter mais uma vez com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), integrada no Programa Cientificamente Provável  desta vez para uma atividade dedicada à Geologia Forense na investigação criminal.



Esta atividade começa com uma palestra temática sobre a importância da geologia forense e é seguida de um conjunto de atividades experimentais.



Geologia Forense está relacionada com a utilização de princípios, práticas e procedimentos geológicos no âmbito da investigação criminal. Para o efeito, um geólogo forense identifica, analisa e compara materiais geológicos, tais como o solo, rochas, minerais e fósseis encontrados num recetor (e.g. um suspeito, um veículo ou outro meio de transferência, tal como a água) para possíveis áreas de origem (e.g. uma cena de crime ou um local de álibi). O objetivo deste tipo de comparações é estabelecer o grau de probabilidade do local de origem do material; e assim, associar ou desassociar uma pessoa ou objeto com determinada localização. Noutros casos, a comparação dos materiais geológicos ou seus derivados é utilizada para determinar o tempo, a causa ou a responsabilidade dum incidente. Daí que a geologia forense seja uma excelente ferramenta auxiliar da investigação criminal e, como tal, todas as subdisciplinas das geociências têm uma potencial aplicação forense. Porém, a sedimentologia, a mineralogia, a petrologia, a geoquímica, a paleontologia e a geofísica, foram as que deram maiores contributos até este momento. Os métodos de prospeção geofísica têm sido amplamente utilizados por arqueólogos forenses para localizar e caracterizar sepulturas clandestinas e objetos enterrados, tais como drogas e armas. Contudo, a aplicação mais amplamente reconhecida da geologia forense é o uso dos materiais geológicos como vestígios que podem ser utilizados para ligar um suspeito a uma cena de crime. Na literatura forense e legal, os sedimentos, o solo, a poeira e os fragmentos de rochas têm sido frequentemente agrupados num único termo: “vestígio geológico”.

https://segurancaecienciasforenses.com/2012/03/13/
a-geologia-forense-como-ferramenta-auxiliar-da-investigacao-criminal/




Cada grupo de alunos responde a um desafio de investigação criminal, no qual tem que observar, analisar e comparar materiais geológicos de amostras e de vestígios dos locais do hipotético crime, para tirar conclusões quanto aos possíveis suspeitos.









Foi grande a animação destes nossos jovens investigadores de 8º ano, que assim vão atingindo O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória a caminho do Saber científico, técnico e tecnológico.

11 fevereiro, 2019

Matérias Primas nos Telemóveis - Programa Cientificamente Provável


Na parceria estabelecida com o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), integrada no Programa Cientificamente Provável, hoje a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde convidar turmas de 8º ano para participar no workshop sobre minerais e telemóveis.



Desde tempos remotos que o Homem utilizou os recursos minerais colocados à sua disposição. As grandes inovações tecnológicas foram e continuam a ser baseadas na utilização destes recursos. Um desses exemplos é o telemóvel que se tornou parte integrante do nosso dia-a-dia.




Assim, nesta atividade procurou-se perceber que os minerais são fundamentais, pois, deles são extraídos alguns elementos químicos, utilizados no fabrico de vários componentes de um telemóvel (função das suas propriedades).




A questão da sustentabilidade dos recursos minerais foi também abordada pois quando compramos um telemóvel e colocamos de parte o mais antigo, estamos a desperdiçar recursos, que são finitos.



O nosso desafio consistiu em tentar associar imagens de alguns dos minerais, dos quais são extraídos alguns elementos químicos, utilizados em vários componentes de um telemóvel.

O trabalho para atingir O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente nesta atividade, nos valores de Cidadania e Participação no respeito pela sustentabilidade ecológica.

09 fevereiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro


Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro


Ao fim da Avenida, meteu ao parque público. A terra, exibia-se garbosamente, com os seus canteiros floridos e as árvores dum verde tenro de primavera. O sol, filtrando-se por entre as comas, pintava, nas alamedas, arabescos de sombras e claridade. Através do arbustedo divisava-se, por todos os lados, a policromia das flores e um perfume intenso de jardim apossara-se da atmosfera.
Ela procurou sítio a seu gosto. Havia pouca gente naquele trecho do parque: dois velhos tomando sol, umas crianças que brincavam. Mais além, um homem novo, lendo um jornal. Sentou-se num dos bancos. Em frente estendia-se o lago, onde vogava uma pata e sua copiosa prol. Q brinquedos de feltro sobre a água fulgindo ao sol.
Ferreira de Castro, A Tempestade (1940)
(BEFC 82-3 – CAS – TEM)
pág. 79


08 fevereiro, 2019

Architionary - Programa Cientificamente Provável


Em mais uma relação com instituições de Ensino Superior, promovida pelo Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabelece parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o seu gabinete FAJúnior. Este gabinete tem como principal missão a coordenação e divulgação de programas e projetos de interação com jovens, despertando o interesse para temáticas nas áreas da arquitetura, do urbanismo e do designe.



Hoje pudemos ter a presença da FAJúnior com o workshop Architionary onde os alunos testaram os seus conhecimentos na área da arquitetura, de uma forma lúdica e educativa. Concebido a partir do famoso jogo Pictionary, no workshop Architionary a animação foi grande e as turmas de 8º ano envolvidas competiram com os seus conhecimentos e artes visuais.





O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente ao nível das competências relacionadas com Sensibilidade estética e artística, em que com esta atividade os alunos desenvolveram o sentido estético, mobilizando os processos de reflexão, comparação e argumentação em relação às produções artísticas e tecnológicas, integradas nos contextos sociais, geográficos, históricos e políticos.

07 fevereiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro


Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro




 De novo o caminho ia encabritando abada a acima. Padornelos estava perto, mas mal se divisava. Os seus casebres de pedra solta, escurecida pelo tempo, e cobertos de colmo, dir-se-ia fruírem poder mimético, confundindo-se, apagando-se na encosta pardacenta. Se não fosse a moradia do “americano”, erguida, com sua fachada branca e telhado vermelho, um pouco arriba do aglomerado lugarenho, a quem visse de longe tudo parecia serra, não habitada por homens, mas por lobos ou outros bichos que gostassem de abruptas solidões. Para lá, o Larouco levantava a crista majestosa, ligando a terra ao céu e ostentando, nas primeiras declividades, grandes lençóis de neve. Era vulto enorme e altivo, presidindo, com a sua imponência ás outras montanhas que rabiavam dali ao Gerês. E, nascido do seu peito, o Cávado, deslizando de fraga em fraga, vinha correr cá em baixo, à esquerda de Leonardo. Ia manso o leito de margens quase nuas, pois só um outro vidoeiro, desfolhado pela invernia, nelas se destacava, alto e triste. Mas, qui e ali, alagava lameiros de erva mui verde - únicas manchas de cor viva na paisagem austera, cóbrea e sombria”
Ferreira de Castro, Terra Fria (1934)
(BEFC 82-3 – CAS-TER)
pág.20

06 fevereiro, 2019

Redes Sociais


Ainda na Semana da Internet Segura, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro deu início a uma formação para todos os alunos de 9º ano sobre Redes Sociais.


As redes sociais fazem parte da maioria das vidas e vivências dos jovens. Para os jovens o uso das redes sociais é como comer ou dormir, estando ligadas a tudo o que fazem. Faz parte da sua identidade, não é uma atividade extra curricular. A necessidade que sentem de estar sempre ligados, deve ser alvo de alguma reflexão da sua parte, pois a maioria não está desperta para os riscos que a utilização indevida das diversas ferramentas que usam pode ter.


Deste modo esta formação contemplou os seguintes objetivos: alertar os alunos para o uso das redes sociais, por vezes, indevido e pouco consciente que lhes dão; educar os utilizadores a usar as redes sociais de forma responsável, uma vez que estas não vão desaparecer; fazer os alunos refletir sobre o uso que dão às redes sociais; sensibilizar os alunos para o uso das redes sociais como fonte de aprendizagens.




Mais uma vez a implementação de O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível das competências na Informação e comunicação e Pensamento crítico e pensamento criativo.

05 fevereiro, 2019

Segurança na Internet



Iniciámos a 4 de fevereiro a Semana da Internet Segura, e entre as diversas iniciativas da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pudemos contar com a colaboração da PSP de Algueirão Mem Martins e a sua divisão da Escola Segura, para uma sessão sobre precauções no uso da Internet.


As cinco sessões foram para todas as turmas de 5º ano e começaram com a visualização de um programa da RTP Ensina de 2014 sobre Adolescentes no Facebook.

Em Portugal, 77% dos cibernautas têm conta no site onde só se pode entrar a partir dos 13 anos. Mas esta regra é muitas vezes contornada com a ajuda dos pais, e assim, os mais novos conseguem mais cedo ter uma vida online.



O acesso não podia ser mais simples: basta um endereço eletrónico, criar uma conta, construir um perfil e começar a partilhar interesses com a imensa família do “Face”. Os adolescentes expõem-se sem preocupações, fornecem dados importantes sobre a sua vida privada, esquecem-se que uma brincadeira inocente pode ter consequências graves. No mundo virtual, nada desaparece, tudo é facilmente replicado, copiado e explorado por empresas que comercializam dados pessoais e não só. A exposição exagerada pode parecer inofensiva, mas os casos de roubo de identidade, rapto, cyberbullying, pedofilia, acontecem vezes demais. O perigo está lá, a questão é como o evitar.

Os primeiros passos na rede devem ser acompanhados pelos pais. É fundamental explicar que, tal como na vida real, não se deve falar com estranhos, dar o número de telemóvel, a morada de residência ou a da escola, nem publicar fotografias íntimas. As crianças precisam de ajuda para decifrar informações e perceber que há limites para o que se escreve e divulga no Face, porque tudo o que lá se faz fica à vista de todos.

Nesta reportagem, seguimos o exemplo de duas famílias que promovem uma navegação consciente e regrada. Sabem que não conseguem eliminar os riscos todos mas ensinam os filhos a ter um comportamento seguro online. A verdade é que aqui, ninguém se quer desligar.

http://ensina.rtp.pt/artigo/navegar-no-facebook-sem-cair-na-rede/


Como nos diz este texto que acompanha o programa da RTP Ensina de 2014 sobre Adolescentes no Facebook, os cuidados são poucos para uma verdadeira segurança na Internet, nomeadamente entre as camadas mais jovens. As turmas presentes em cada sessão puderam debater este assunto e colocar as dúvidas e preocupações assim como partilhar experiências.




No final de cada sessão os agentes da Escola Segura sistematizaram os cuidados essências a ter quando se acede à Internet. Fotografias, mensagens e outras informações devem ser colocados com as devidas regras de proteção e os contactos devidamente supervisionados por adultos em ambiente familiar, de preferências pelos pais.

A implementação de O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória nesta atividade foi na Área de Competência  de Informação e comunicação e Pensamento crítico e pensamento criativo, em que os alunos puderam desenvolver  critérios de análise para tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados, nomeadamente sobre o uso seguro da Internet.

04 fevereiro, 2019

O livro e a paisagem em Ferreira de Castro




Ainda o escritor da paisagem: Ferreira de Castro

“Era ainda, ao longe, um risco azuláceo- claro a emergir da muralha verde da selva. Buscando o canal, o “ Justo Chermont” mais uma vez trocou a margem direita pela esquerda e só depois convergiu a sua proa ao novo porto.
O seringal desvendava-se agora totalmente: em linha recta erguiam-se três barracas, logo dois casarões de madeira e telha. Um, resvés à terra, que devia ser pasto das águas em ano de enchente grande; o outro, muito comprido, ladeado por uma varanda, fixava-se em paliçada, para se libertar das inundações. Pelo porte, tamanho e pinturas, indicava a residência do amo e sede da exploração do seringal.
Desde Três Casas, Alberto não avistara outro tão importante, situado num vasto campo, que terminava, já na margem do rio, à sombra de três palmeiras, altas, nobres e solenes.”
Ferreira de Castro, A Selva (1930)
(BEFC cota – 82-3, CAS – SEL)
pág.82,83

31 janeiro, 2019

A Pedra na Arquitetura - Programa Cientificamente Provável



No programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabeleceu parceria com o Instituto Superior Técnico e o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). No passado dia 30 pudemos realizar várias sessões sobre o tema A Pedra na Arquitetura com a abordagem da questão da pedra aplicada às construções, tanto em monumentos como em construções recentes.



Através de uma sequência de imagens da História da Humanidade a Prof. Drª Amélia Dionísio começou por revelar uma ligação forte entre a pedra e a arquitetura, desde o paleolítico, passando pela Antiguidade, Idade Média e Moderna, até aos dias de hoje. Os alunos puderam perceber como as técnicas de aplicar a pedra na arquitetura foram evoluindo e acompanharam as tendências estéticas.




A pedra como recurso natural que a partir da Revolução Industrial permite a sua aplicação em espaços de onde não é originária e cada vez mais distantes, vai sendo aplicada em pavimentos, escadarias, revestimentos, materiais industriais à base de pedra, etc.



Os alunos puderam ver como a calçada portuguesa é composta de calcário branco e negro e puderam saber que uma das pedras com mais valor no mundo, a pedra lioz , é extraída no concelho de Sintra, onde acorrem compradores de todo o mundo, a mesma pedra que fazia lastro nas naus portuguesas para o Brasil, presente hoje em edifícios em Salvador da Baía.

Foi mostrada aos nossos alunos a riqueza do património monumental edificado em Sintra e a aplicação da pedra nos monumentos. Granito, mármore, calcário, lioz, foram algumas das amostras que os nossos alunos puderam observar.



A Doutora Amélia Dionísio pode mostrar aos alunos como o mármore, granito, calcário e xisto nos monumentos sofrem de atuais patologias causadas por aspetos naturais e pela ação do Homem: poluição, vandalismo, microrganismos, chuvas, incêndios, os pombos e os seus digestos, etc.

Os sintomas das doenças das pedras manifestam-se de diversas maneiras: desfazerem-se, saltar em camadas, rachar, etc. Foi na sequência desta temática que foi abordado o tema da preservação do património e da intervenção na conservação dos edifícios.



Para além da abordagem do programa de História do 3º ciclo, na sua vertente artística e de património, com estas sessões sobre a pedra na arquitetura a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde participar na implementação de O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na Área de Competência  Sensibilidade estética e artística, levando os alunos a compreenderem o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada; na Área de Competência  Pensamento crítico e pensamento criativo, os alunos puderam tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados, e no Saber científico, técnico e tecnológico, os alunos Identificam necessidades e oportunidades tecnológicas numa diversidade de propostas e podem fazer escolhas fundamentadas, nomeadamente quanto à defesa e valorização do património.


30 janeiro, 2019

Roda das Ocupações Diárias - Programa Cientificamente Provável


Ainda na parceria com a Escola Superior de Saúde do Alcoitão, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou no dia 29 de janeiro um atelier sobre terapia ocupacional em que o tema foi a “roda das ocupações diárias”.  Foi dinamizado um exercício prático com os alunos para perceberem a associação das tarefas que realizamos diariamente com a saúde e o bem-estar e o que isso implica em termos da nossa saúde.



Os alunos de 8º ano puderam abordar o programa de Ciências Naturais no capítulo que diz respeito a hábitos individuais que contribuem para uma vida saudável. O tema da terapia ocupacional e a intervenção nas tarefas do quotidiano, desenvolvendo competências nas atuações do dia a dia, equilibrando a força e a destreza nas ocupações diárias, foi a abordagem inicial nesta atividade.



Em seguida os alunos puderam fazer um exercício de reflexão sobre as atividades do seu quotidiano que dão energia, ajudam ou consomem na parte física e que ajudam socialmente ou mentalmente. Distribuíram pelas horas do seu dia as atividades que normalmente realizam e puderam perspectivar o ritmo do seu quotidiano e o efeito das suas atividades diárias.






No final todos puderam concluir que ocupação dá sentido à vida.




Promoção, criação e transformação da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade, na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, foi a ingerência desta atividade no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Levar os alunos a reconhecerem a importância das atividades motoras para o seu desenvolvimento físico, psico social, estético e emocional, é também um dos objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.