Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

05 fevereiro, 2019

Segurança na Internet



Iniciámos a 4 de fevereiro a Semana da Internet Segura, e entre as diversas iniciativas da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pudemos contar com a colaboração da PSP de Algueirão Mem Martins e a sua divisão da Escola Segura, para uma sessão sobre precauções no uso da Internet.


As cinco sessões foram para todas as turmas de 5º ano e começaram com a visualização de um programa da RTP Ensina de 2014 sobre Adolescentes no Facebook.

Em Portugal, 77% dos cibernautas têm conta no site onde só se pode entrar a partir dos 13 anos. Mas esta regra é muitas vezes contornada com a ajuda dos pais, e assim, os mais novos conseguem mais cedo ter uma vida online.



O acesso não podia ser mais simples: basta um endereço eletrónico, criar uma conta, construir um perfil e começar a partilhar interesses com a imensa família do “Face”. Os adolescentes expõem-se sem preocupações, fornecem dados importantes sobre a sua vida privada, esquecem-se que uma brincadeira inocente pode ter consequências graves. No mundo virtual, nada desaparece, tudo é facilmente replicado, copiado e explorado por empresas que comercializam dados pessoais e não só. A exposição exagerada pode parecer inofensiva, mas os casos de roubo de identidade, rapto, cyberbullying, pedofilia, acontecem vezes demais. O perigo está lá, a questão é como o evitar.

Os primeiros passos na rede devem ser acompanhados pelos pais. É fundamental explicar que, tal como na vida real, não se deve falar com estranhos, dar o número de telemóvel, a morada de residência ou a da escola, nem publicar fotografias íntimas. As crianças precisam de ajuda para decifrar informações e perceber que há limites para o que se escreve e divulga no Face, porque tudo o que lá se faz fica à vista de todos.

Nesta reportagem, seguimos o exemplo de duas famílias que promovem uma navegação consciente e regrada. Sabem que não conseguem eliminar os riscos todos mas ensinam os filhos a ter um comportamento seguro online. A verdade é que aqui, ninguém se quer desligar.

http://ensina.rtp.pt/artigo/navegar-no-facebook-sem-cair-na-rede/


Como nos diz este texto que acompanha o programa da RTP Ensina de 2014 sobre Adolescentes no Facebook, os cuidados são poucos para uma verdadeira segurança na Internet, nomeadamente entre as camadas mais jovens. As turmas presentes em cada sessão puderam debater este assunto e colocar as dúvidas e preocupações assim como partilhar experiências.




No final de cada sessão os agentes da Escola Segura sistematizaram os cuidados essências a ter quando se acede à Internet. Fotografias, mensagens e outras informações devem ser colocados com as devidas regras de proteção e os contactos devidamente supervisionados por adultos em ambiente familiar, de preferências pelos pais.

A implementação de O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória nesta atividade foi na Área de Competência  de Informação e comunicação e Pensamento crítico e pensamento criativo, em que os alunos puderam desenvolver  critérios de análise para tirar conclusões fundamentadas e proceder à avaliação de resultados, nomeadamente sobre o uso seguro da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário