Continuamos a divulgar os pareceres literários dos leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Hoje é a Margarida Mendes do 8ºA4 que nos recomenda o seu livro e se torna uma jovem mediadora.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
03 fevereiro, 2023
02 fevereiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 17º artigo
Reforçar o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais (DUDH Art.º 26º, 2), é uma obrigação de qualquer agente educativo e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, pretendeu levar os seus alunos a agir de modo a promoverem e defenderem os direitos humanos. Este objetivo só é alcançado, numa primeira etapa, quando se conhecem e interpretam os artigos da DUDH. Estabelecendo a relação com a disciplina de Educação Visual, o aluno transforma a sua interpretação dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos em imagens.
Desta vez é o artigo 17º que aqui revelamos através das obras de Leonor Vaz do 9ºB3 e Mariana Pereira do 9ºA1. Ambas associam a propriedade à noção de habitação. Leonor Vaz utiliza a simbologia da mão que ampara, como imagem de proteção, e Mariana Pereira emprega a simbologia da chave e fechadura como ideia de preservação.
01 fevereiro, 2023
Mediação Ler+ Jovem (O Agosto que nunca esqueci)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o projeto Mediação Ler+Jovem, pretende diminuir o distanciamento dos alunos em relação aos livros de literatura juvenil. Transformamos os jovens leitores em agentes mediadores de leitura. A biblioteca escolar convida os seus alunos-leitores a expressarem-se sobre os livros com sentimento e a envolverem-se com a leitura do texto apresentado. São os leitores adolescentes a cativar os seus pares para a leitura. O Gabriel do 8ºA4 transmite-nos o que sentiu com o seu livro.
Ilustrar os Direitos Humanos - 25º artigo
A educação em direitos humanos permite o desenvolvimento dos jovens com consciência cidadã e o respeito pelos direitos e liberdades humanas fundamentais.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu contribuir para um conhecimento mais aprofundado dos direitos humanos, uma reflexão crítica espelhada na ilustração dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O artigo 25º é representado por Núria Amaro do 9ºA3, através da imagem do refugiado ou daquele que tem que passar fronteiras proibidas à procura de melhores condições de vida. Salvador Silva do 8ºB1 interpreta este artigo através da simbologia da balança equilibrada entre seres humanos e humanidade. Núria Amaro apresenta o problema e Salvador Silva a solução, ambos a interpretar o mesmo artigo.
31 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 19º artigo
Ao solicitar aos alunos que ilustrem artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro atribui à ilustração as funções, estética, simbólica e expressiva, e a função de interferência no pensamento. O aluno interpreta o texto, posiciona-se de forma crítica e expressa-se de forma estética, transmitindo valores. É o diálogo entre a expressão verbal e a expressão visual. Hoje é o artigo 19º que revelamos aqui, ilustrado por Maria Lopes do 9ºA3 e Martim Valeroso do 9ºB1. Maria Lopes exibe a mão como um grito e o megafone como símbolo de liberdade de expressão. Martim Valeroso representa o silenciado cujo pensamento grita para se deixar ouvir.
Vou levar-te comigo (primeiro semestre)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, na ação Escola a Ler, integrada no Plano Escola + 21|23, no projeto Vou levar-te comigo! , envolveu no primeiro semestre, entre setembro e novembro, 10 turmas de 7º ano, 10 turmas de 8º ano e 11 turmas de 9º ano, num total de 753 alunos. Foi uma tarefa só possível com o envolvimento de 8 professores de Português a quem agradecemos toda a disponibilidade e colaboração.
No segundo semestre estamos preparados para mais turmas, mais alunos e mais professores.
30 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 4º artigo
Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu desenvolver nos alunos o pensamento crítico. Criando a tensão entre palavras e imagens dá-se à ilustração uma função expressiva e interpretativa. Com a parceria da disciplina de Educação Visual os alunos representam as ideias que assimilaram utilizando os códigos visuais que conhecem. O artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos Humanos é aqui ilustrado por Beatriz Varandas do 9ºA1 e por Constança do 9º B3.
Mediação Ler+Jovem (Uma amizade premiada)
O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os leitores jovens em divulgadores de livros. Os leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro são estimulados a expressar a sua relação com o livro lido e a revelar o seu ponto de vista relacionado com as temáticas abordadas nas obras. Hoje é Beatriz Nunes do 9ºB4 que nos fala da mensagem do livro que leu.
29 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 3º artigo
Promover a reflexão em meio escolar sobre as questões da igualdade, da cidadania, dos direitos humanos, foi um dos objetivos do Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Pretendemos implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração.
Vida, liberdade e segurança são os direitos defendidos no artigo 3º. Diogo Almeida do 9ºB3 ilustra o direito biológico à vida através da ilustração de um coração. Constança Pinto ilustra-nos o direito à vida e liberdade utilizando a imagem das mãos dadas que simbolizam união e cumplicidade, associado à diferenciação da cor, exprimindo a igualdade entre raças diferentes. A corrente surge aqui como símbolo de união, integração e vínculo. O que mais uma vez podemos concluir é que só é possível ilustrar uma mensagem depois de a entender e interpretar, o que os nossos alunos fizeram de forma magnífica.
Mediação Ler+Jovem (Um momento inesquecível)
Encantar-se com um livro da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no Projeto Mediação Ler+Jovem, e contagiar outros leitores, foi a experiência de Catarina Barros do 9ºC2, ao partilhar a sua leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)