Promover a reflexão em meio escolar sobre as questões da igualdade, da cidadania, dos direitos humanos, foi um dos objetivos do Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Pretendemos implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração.
Vida, liberdade e segurança são os direitos defendidos no artigo 3º. Diogo Almeida do 9ºB3 ilustra o direito biológico à vida através da ilustração de um coração. Constança Pinto ilustra-nos o direito à vida e liberdade utilizando a imagem das mãos dadas que simbolizam união e cumplicidade, associado à diferenciação da cor, exprimindo a igualdade entre raças diferentes. A corrente surge aqui como símbolo de união, integração e vínculo. O que mais uma vez podemos concluir é que só é possível ilustrar uma mensagem depois de a entender e interpretar, o que os nossos alunos fizeram de forma magnífica.
Sem comentários:
Enviar um comentário