Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu desenvolver nos alunos o pensamento crítico. Criando a tensão entre palavras e imagens dá-se à ilustração uma função expressiva e interpretativa. Com a parceria da disciplina de Educação Visual os alunos representam as ideias que assimilaram utilizando os códigos visuais que conhecem. O artigo 4º da Declaração Universal dos Direitos Humanos é aqui ilustrado por Beatriz Varandas do 9ºA1 e por Constança do 9º B3.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
30 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Uma amizade premiada)
O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os leitores jovens em divulgadores de livros. Os leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro são estimulados a expressar a sua relação com o livro lido e a revelar o seu ponto de vista relacionado com as temáticas abordadas nas obras. Hoje é Beatriz Nunes do 9ºB4 que nos fala da mensagem do livro que leu.
29 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 3º artigo
Promover a reflexão em meio escolar sobre as questões da igualdade, da cidadania, dos direitos humanos, foi um dos objetivos do Projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Pretendemos implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração.
Vida, liberdade e segurança são os direitos defendidos no artigo 3º. Diogo Almeida do 9ºB3 ilustra o direito biológico à vida através da ilustração de um coração. Constança Pinto ilustra-nos o direito à vida e liberdade utilizando a imagem das mãos dadas que simbolizam união e cumplicidade, associado à diferenciação da cor, exprimindo a igualdade entre raças diferentes. A corrente surge aqui como símbolo de união, integração e vínculo. O que mais uma vez podemos concluir é que só é possível ilustrar uma mensagem depois de a entender e interpretar, o que os nossos alunos fizeram de forma magnífica.
Mediação Ler+Jovem (Um momento inesquecível)
Encantar-se com um livro da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no Projeto Mediação Ler+Jovem, e contagiar outros leitores, foi a experiência de Catarina Barros do 9ºC2, ao partilhar a sua leitura.
28 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 7º artigo
Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, agregamos a interpretação do texto à construção de sentidos, treinando competências de literacia visual na associação ao concreto de uma ideia. Hoje temos a ilustração do artigo 7º pela Cláudia Silva do 9ºA4 e David Vaquinhas do 9ºB4, que expressaram a noção de igualdade perante a lei ultrapassando raças, doenças, incapacidades, género, nacionalidades e riqueza. Estes dois artistas souberam muito bem abarcar a noção de justiça igualitária.
Mediação Ler+ Jovem (Uma aventura na biblioteca)
Envolvidos os alunos na promoção da leitura, junto dos pares, cada leitor escreve um comentário promocional sobre o livro lido da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, num texto de motivação e divulgação, em sistema de auto avaliação dos benefícios e prazer da leitura. Cada leitor partilha as impressões sobre o livro e a sua experiência leitora com a obra abordada. Hoje são as palavras de Leonor Sequeira do 8ºA3 que nos motivam para a leitura.
27 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 4 º artigo
Se o ato de ler é, antes de tudo, um ato de conhecimento e de reflexão, a ilustração é a expressão plástica do significado construído. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em colaboração com Educação Visual, os nossos alunos são convidados a interpretar visualmente as ideias expressas em cada artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desta vez foram os alunos Carolina Freitas do 9ºA3 e Emilly Morais do 9º B1, que atribuíram imagens de força e revolta ao tema da escravidão mencionado no artigo 4º.
26 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (O Reino do Dragão de Ouro)
Compartilhar e transmitir o prazer pela leitura é um dos objetivos das bibliotecas escolares, e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, transforma o jovem leitor em elo de ligação entre os livros e novos leitores. Prosseguimos na tarefa de revelar experiências leitoras.
Ilustrar os Direitos Humanos - 9º artigo
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos pretendeu aplicar os valores que integram o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, editado pelo Ministério da Educação em 2017, nomeadamente em Cidadania e participação – Demonstrar respeito pela diversidade humana e cultural e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos. Com este projeto conduziu-se o aluno à compreensão, uso e reflexão, dos textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e simultaneamente à expressão através da ilustração, como um processo artístico de interpretação visual.
O artigo 9º é apresentado aqui por Gabriela Silva do 8ºA3 e Frederico Afonso do 9ºA4. O direito a não ser preso, detido ou exilado arbitrariamente é representado por Gabriela mais uma vez utilizando-se a simbologia do punho cerrado erguido no ar que é um símbolo de desafio e resistência, associado a correntes e uma gaiola que representam a prisão e o enclausuramento. São utilizadas representações simbólicas da imagética universal.
No caso de Frederico Afonso ele utiliza a imagem estilizada de muros, grades e barreiras geográficas para nos transmitir o intransponível e a fuga.
25 janeiro, 2023
Mediação Ler+Jovem (Uma Criatura Feita de mar)
Tornar visíveis os livros é um requisito fundamental da biblioteca escolar, e este só se consegue promovendo encontros, criando vínculos, aproximando livros de novos leitores. O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro motiva para novas leituras através do envolvimento de jovens leitores. Hoje publicamos a experiência leitora de Leonor Campos do 9ºC1.
Ilustrar os Direitos Humanos - 18º artigo
A interpretação visual de um texto permite aos nossos leitores fazer conviver a palavra com a imagem, neste que é o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com a parceria dos professores de Educação Visual que aderiram ao projeto. Leonor Santos do 9ºA4 e Maria Belo do 9º A3 interpretam o artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Representam visualmente a liberdade religiosa, sendo que no caso de Leonor Santos são utilizados vários símbolos religiosos convivendo com a pomba da paz e sem amarras, e a múltipla escolha de caminhos a seguir é representado por Maria Belo com as suas linhas, cores e formas diferentes. Um mesmo tema e duas formas de o expressar.
24 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 1º artigo
Solicitando aos alunos que ilustrem artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma a arte visual num instrumento eficaz de auxílio ao processo cognitivo. Conhecer e interiorizar cada artigo é, em primeira instância, um processo de leitura e interpretação textual que se transforma em manifestação visual através da ilustração. Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em parceria com os professores de Educação Visual que aderiram ao desafio da biblioteca escolar, os alunos agarraram esta aventura. Beatriz Peixoto do 9ºA3 e Beatriz Ribeiro do 9ºB4 ilustram de forma criativa a ideia de livre fraternidade universal, incluída no artigo 1º. Ambas as artistas utilizam as mãos e as correntes como símbolos visuais. Beatriz Ribeiro utiliza o código das correias como símbolo de união entre povos e raças. Beatriz Peixoto utiliza as correntes quebradas como símbolo de liberdade e igualdade, também de todos os povos e raças. Na primeira a corrente é símbolo de união e na segunda significa prisão. Mais uma vez um bom exemplo de como à leitura seguiu-se a interpretação, e a ilustração surge como representação.
Subscrever:
Mensagens (Atom)