Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

29 maio, 2024

A Educação no Estado Novo

    No dia do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, este ano com o tema das celebrações dos 50 anos da Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, a exposição da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, intitulada A Educação no Estado Novo, recebeu a visita de muitas turmas de 2º e 3º ciclos. Desta vez centrámo-nos mais sobre os objetos expostos e conversámos sobre a sua utilização e de como a educação no Estado Novo era tão diferente da de hoje. 



    Os nossos alunos ficaram a saber como eram as secretárias em madeira de tampo inclinado, o que é uma palmatória ou a menina dos cinco olhos, de como foi ter estojos e esquadros de madeira ou ainda de como se escreveria com canetas de aparo ou de tinta permanente em exames de caligrafia, utilizando o mata-borrão. Mas algo que lhes fez mais confusão foi o facto de muitos meninos escreverem em ardósias e tudo se apagar para se escrever de novo.









    Conversámos sobre a existência do livro escolar único como espelho ideológico, e podemos comparar as capas dos livros e dos cadernos com os que hoje utilizamos. Ainda houve tempo para falarmos da Mocidade Portuguesa Feminina e da educação de género. O crucifixo na parede do quadro e a educação católica obrigatória durante o Estado Novo, também foi tema de conversa na comparação com a liberdade religiosa dos nossos dias.

Foram encontros muito animados.








Sem comentários:

Enviar um comentário