A partir de hoje a Biblioteca Municipal de Sintra disponibiliza na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a exposição evocativa dos 100 anos do Armistício da I Grande Guerra, "Sintra e Portugal - das trincheiras ao armistício". De Sintra foram vários os soldados que integraram o Corpo Expedicionário Português, e no teatro da Flandres ou em África morreram ou voltaram com sequelas dos gaseamentos e combates nas trincheiras. Há que recordá-los, bem como aos heróis de todas as guerras. A Europa vive em paz há mais de 70 anos, e embora com percalços, a união dos povos europeus é ainda hoje um projeto de futuro e de prosperidade.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
23 abril, 2019
05 abril, 2019
Educação ambiental em leitura digital - SEMANA DA LEITURA
Ao longo da
Semana da Leitura, integrado nas atividades da Biblioteca Escolar Ferreira de
Castro, a disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação e a disciplina
de Cidadania e
Desenvolvimento, envolveram todas as turmas de 8º ano que foram desafiadas a
criarem fábulas ambientais através da ferramenta digital StoryJumper.
Esta foi
uma atividade que visou o princípio da Sustentabilidade – A escola contribui
para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade, um dos maiores
desafios existenciais do mundo contemporâneo, que consiste no estabelecimento,
através da inovação política, ética e científica, de relações de sinergia e
simbiose duradouras e seguras entre os sistemas social, económico e tecnológico
e o Sistema Terra, de cujo frágil e complexo equilíbrio depende a continuidade
histórica da civilização humana.
A
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procura implementar o Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de
Competência do Bem-estar, saúde e ambiente, no propósito de levar os
alunos a compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na
adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente
e manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando
colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro
sustentável.
Conceber e desenvolver, trabalhos escolares recorrendo a diferentes
ferramentas digitais, para exprimir e representar conhecimentos, ideias e
sentimentos e dar a conhecer as normas de conduta na utilização de ambientes
digitais online nomeadamente, das normas de segurança a seguir em ambientes
digitais, foram alguns dos objetivos de TIC nesta atividade, para além de
pretender desenvolver a capacidade de sistematizar conhecimento com base em
processos de trabalho com recurso aos meios digitais disponíveis, desenvolvendo
produtos e práticas inovadoras.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um
lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas
pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu
Quadro estratégico 2014-2020.
Ana Beatriz - https://www.storyjumper.com/book/index/66178055
Gabriela Nunes - https://www.storyjumper.com/book/index/65987815
Pedro Santos - https://www.storyjumper.com/book/index/66179685
Lara Batista -https://www.storyjumper.com/book/index/65530195
Ana Mendonça -https://www.storyjumper.com/book/index/66238035
Etiquetas:
Ano letivo 2018-2019,
atividade,
Atividade Concurso,
Educação ambiental em leitura digital,
Projetos,
semana da leitura
04 abril, 2019
Fabular no digital – projetos eleitos IV
Catarina Neves - https://www.storyjumper.com/book/index/66337845/5cbf6a38d7472#
Neste projeto Fabular no digital, todos os alunos de 5º ano se transformaram em escritores e ilustradores e desafiaram a imaginação com as novas tecnologias.
Estes são os projetos eleitos.
Jasmine Silva - https://www.storyjumper.com/book/index/65940105
Carolina Dias - https://www.storyjumper.com/book/index/65808885
Beatriz Nunes - https://www.storyjumper.com/book/index/66277085/5cbf6998d6261
03 abril, 2019
Descobrir Cabo Verde através da poesia de Jorge Barbosa - Programa Cientificamente Provável
Integrado
no Programa Cientificamente Provável, a dois de abril o Dr. Hilarino da Luz da
Universidade Nova de Lisboa, veio fazer a apresentação de Jorge Barbosa (Cabo
Verde, 22.06.1902 – 06.01.1971) que caracterizou o imaginário e o quotidiano
cabo-verdianos na sua escrita. Foram lidos e interpretados vários poemas. No
final os alunos foram convidados a fazer um poema.
Desta
feita, esta atividade visou dar a conhecer aos alunos um autor que abordou a realidade histórica das ilhas de Cabo Verde,
desde a chegada dos portugueses, ocorrida em 1460, à formação da sociedade
cabo-verdiana que se iniciou na ilha de Santiago, por volta de 1462.
Os conteúdos
programáticos trabalhados nesta atividade em História e Geografia de
Portugal de 5º ano, foram: Portugal nos séculos XV e XVI: Sublinhar a importância
dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando
alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação
étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos
e o tráfico de seres humanos; Valorizar a diversidade cultural e o direito à
diferença.
Ao nível de Português, dominar capacidades
nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita, foi um dos objetivos desta atividade.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.
27 março, 2019
Fabular no digital – projetos eleitos III
Leonor Pereira - https://www.storyjumper.com/book/index/66292905
Neste projeto Fabular no digital, todos os alunos de 5º ano se transformaram em escritores e ilustradores e desafiaram a imaginação com as novas tecnologias.
Estes são os projetos eleitos.
Matilde Cegonho - https://www.storyjumper.com/book/index/66293125
Guilherme Dias - https://www.storyjumper.com/book/index/66292495/5cbf4e21c9b85#
David Vaquinhas - https://www.storyjumper.com/book/index/66284965
Tiago Sovela - https://www.storyjumper.com/book/index/66285465
26 março, 2019
Violência no Namoro - Programa Cientificamente Provável - SEMANA DA LEITURA
No dia 20
de março a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com o Centro
Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP da Universidade de Lisboa,
integrado no Programa Cientificamente Provável, desenvolveu uma série de
debates e palestras sobre Violência no Namoro.
O estudo
Violência no Namoro 2019 revela que 58% dos jovens já foram vítimas de
violência, mais 2% do que em 2018. E 67% acha isso natural, ligeiramente menos
do que em 2018, mas ainda assim uma percentagem elevada.
O estudo
nacional sobre a Violência no Namoro 2019, que a União de Mulheres Alternativa
e Resposta (UMAR) tem vindo a realizar nos últimos anos não traz grandes
melhorias em relação aos inquéritos anteriores.
O número
de jovens, que namoram ou já namoraram, que diz ter sofrido pelo menos uma
forma de violência por parte do companheiro ou ex-companheiro é de 58%. Uma
percentagem superior à do estudo de 2018, 56%.
O outro
dado que os investigadores da UMAR salientam é a quantidade de jovens que
entendem as práticas violentas como naturais. São 67% no inquérito deste ano,
quando no ano passado eram 68,5%.
https://www.dn.pt/pais/interior/mais-de-metade-dos-jovens-diz-ter-sofrido-violencia-no-namoro-10574439.html
Foram
notícias como esta que motivaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a
promover estes debates com atividades de simulação associadas, onde os alunos
fazem exercícios de posicionamento crítico em diversas situações criadas.
Na Área de
Competência do Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória no Relacionamento Interpessoal, a
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade levar os
alunos a interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar,
negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de
estar, olhar e participar na sociedade.
Pretende-se
que os alunos sejam responsáveis e estejam conscientes de que os seus atos e as
suas decisões afetam a sua saúde e o seu bem-estar ( Perfil dos Alunos à
Saída da Escolaridade Obrigatória).
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro tende a ajustar o
seu trabalho à mudança das práticas pedagógicas e didáticas que o novo perfil
do aluno exige.
25 março, 2019
Fabular no digital – projetos eleitos II - SEMANA DA LEITURA
Constança Ferreira - https://www.storyjumper.com/book/index/66858785/5cbf3f97e65a9
Estes são os projetos eleitos.
Beatriz Carvalho - https://www.storyjumper.com/book/index/66887775
Margarida Aparício - https://www.storyjumper.com/book/index/66019145/5cbf429612d06#
24 março, 2019
Vamos falar de Drogas
Decorreu na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a
dezanove de março, uma intervenção da Escola Segura subordinada ao tema Vamos
falar de Drogas.
Esta atividade, que teve como entidade promotora a PSP de Algueirão
Mem Martins, destinou-se a quatro turmas de 9º ano e pretendeu fundamentalmente
alertar os jovens para os malefícios das drogas, fornecendo-lhes informação
útil acerca dos riscos associados ao se consumo.
Numa visão multidisciplinar estas sessões abordaram
questões relacionadas com a legislação sobre disponibilização e consumo de
substâncias, não se cingindo a uma perspetiva de interdição. Foi objetivo desta
intervenção facultar aos jovens mecanismos para conseguirem lidar com esta
problemática tendo uma escolha consciente de opções por uma vida saudável.
Saber prever e avaliar o impacto das suas decisões, é um dos objetivos
do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade,
cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de
complementaridade e enriquecimento do currículo.
23 março, 2019
Fabular no digital – projetos eleitos I - SEMANA DA LEITURA
Rodrigo Afonso- https://www.storyjumper.com/book/index/66011835/5cbf409c59ca6
Estes são os projetos eleitos.
Gonçalo Vargas- https://www.storyjumper.com/book/index/66011535
Margarida Fernandes - https://www.storyjumper.com/book/index/66011795/5cbf409c55482#
Maria Sequeira - https://www.storyjumper.com/book/index/65168885/5cbf411f35c7e
Carolina Silva - https://www.storyjumper.com/book/index/66470395/5cbf411f31ec7
Subscrever:
Mensagens (Atom)