Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

21 março, 2023

Arquiteturas Recortadas


Hoje a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os alunos do 6ºC1 receberam a professora Margarida Louro da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para a implementação de um workshop dedicado à arquitetura, urbanismo e  design, no âmbito do Programa Cientificamente Provável.

O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares.

A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses.

Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabelece diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.




Nascidas do Projeto Arquiteturas Recortadas e no âmbito das atividades de divulgação e motivação das camadas mais jovens da população para o interesse pela arquitetura, o urbanismo e o design, os workshop's Arquiteturas Recortadas tem por base a experimentação plástica associada a temáticas da arquitetura, do urbanismo e do design recorrendo à arte tradicional japonesa de recorte o papel - kirigami (do japonês: kiru, "recortar", e kami, "papel"), criando representações variadas de objetos, edifícios e até cidades. O sentido desta atividade é o de promover o contacto com temáticas básicas do espaço envolvente, incentivando uma atividade lúdica que motive a imaginação e capacidade criativa do público em geral.

https://fajunior.fa.ulisboa.pt/atividades/arquiteturas-recortadas.htm
l

Integrada em conteúdos de Educação Visual, esta atividade persegue os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível das competências de Sensibilidade estética e artística , levando os alunos a experimentar processos próprios das diferentes formas de arte, através de processos de experimentação no domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.









20 março, 2023

Mediação Ler+Jovem (Inés da minha alma)


Como nos diz Juan Mata Anaya sobre mediação de leitura, a mediação literária tem como função não só fazer presente os livros ante aos potenciais leitores, mas valorizar a leitura, despertar interesses e expetativas, criar motivação e a necessidade, ajudar a descobrir, dar oportunidade e continuidade à leitura, fazer com que as experiências com os livros sejam significativas e gratificantes.
Hoje é a nossa jovem leitora do 8ºB1, Teresa Fonseca, que nos diz o que a surpreendeu da obra que leu e como o inesperado ultrapassou a expetativa. Com o Projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+Jovem, esta leitora transforma-se em mediadora literária.




Museu de História Natural de Sintra - O museu aqui e agora e o futuro que lá mora


A Rede de Bibliotecas Escolares e a Câmara Municipal de Sintra lançam o desafio às escolas de Sintra de conhecer os museus do município através da leitura, visitas aos museus, oficinas de arte, tudo em integração com o currículo escolar. É o projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora.
Este é um projeto em que a literatura, a ciência, as artes plásticas e a história, se unem numa verdadeira valorização do património.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro aceitou pelo segundo ano consecutivo este desafio com verdadeiro entusiasmo, e desta vez com três grupos de 6º ano, 6ºC1, 6ºC2, 6ºC3. Se o ano passado foi o Museu Ferreira de Castro, este ano é o Museu de História Natural de Sintra que irá proporcionar aos alunos uma viagem  fantástica, acompanhada dos professores de Português, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Educação Visual.

18 março, 2023

Mediação Ler+Jovem (A guerra que salvou a minha vida)


Os alunos-leitores podem ser estimulados a realizar propaganda de livros, revelando o que estes provocaram em ideias e sentimentos. Com o Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os jovens leitores são convidados a partilhar o diálogo que se estabeleceu entre si e a obra lida, motivando e desafiando novos leitores. O aluno leitor reflete sobre o que leu e o novo leitor deixa-se entusiasmar. Aqui temos o testemunho de Jaíra Francisco do 8ºA4 que com entusiasmo nos fala do livro que leu e do sentimento que este lhe despertou.




17 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 22º artigo



No Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário concebe-se a biblioteca escolar, para além da dimensão cognitiva e procedimental, numa dimensão valorativa e atitudinal, que oriente a ação dos jovens no uso da informação, no processo de aprendizagem, na aquisição do conhecimento e no relacionamento com o mundo que os rodeia.
Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, os alunos relacionam o mundo que os rodeia com os artigos da DUDH quando os interpretam visualmente.
Tanto Salvador Santos do 8ºA3 como Matilde do 7º B2 associaram a noção de segurança social do artigo 22º ao conceito de família, sendo que Salvador Santos recorre ainda à ideia de proteção na doença e Matilde lembra o direito à habitação. Cada jovem ilustrador recorre à sua experiência e conhecimentos para interpretar visualmente o artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




16 março, 2023

Mediação ler+ jovem (O Reino do Dragão de Ouro)


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com uma política de incentivo e promoção da leitura, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, pretende revelar exemplos de identificação do leitor com a obra, como forma de multiplicar leitores através da visão particular de cada experiência. Hoje é a Iris Gonçalves do 8ºA1 que nos recomenda o livro que leu e como descobriu coisas novas de culturas que desconhecia.



Ilustrar os Direitos Humanos - 13ºartigo




A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) defende a promoção de uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, contribuindo para que os jovens adquiram conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todas as pessoas, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.
No Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, tanto a Adriana Felix do 9ºB3 como o Mário Ferreira do 8ºB3 interpretaram o artigo 3º da DUDH ilustrando a liberdade de circulação dentro e fora de fronteiras. Adriana Felix mostra-nos um mundo global de livres interligações e Mário Ferreira ilustra a livre circulação aérea. O simbólico e o objetivo num mesmo artigo.



14 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 6º artigo



No Quadro Estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares, pretende-se garantir que as bibliotecas escolares são organizações que promovem a defesa da dignidade humana e da justiça, o compromisso com a equidade e o valor da diversidade, da democracia e da liberdade. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro em parceria com a disciplina de Educação Visual, os alunos interpretam visualmente os artigos da DUDH, interiorizando valores de diversidade, de democracia e de liberdade.
No artigo 6º Francisco Filipe do 9ºA3 apresenta-nos o reconhecimento perante a lei através da imagem do martelo do tribunal, enquanto Carlota Oliveira do 9º B3 usa a balança equilibrada para reforçar a ideia de justiça.






13 março, 2023

Mediação Ler+Jovem (O Mundo em que vivi)


O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro envolve os alunos leitores no livro que leram e consciencializam-nos para o que sentiram ou aprenderam com a leitura. Hoje é a Jaíra Francisco que nos fala do livro que leu.










12 março, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 15º artigo



A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA) defende o foco da missão do programa de biblioteca escolar no acesso equitativo a experiências, recursos e espaços de aprendizagem que permitam que todos os membros da comunidade escolar se tornem pensadores críticos comprometidos, leitores eficazes e utilizadores responsáveis, avaliadores e criadores de informação em vários formatos. Com o projeto Ilustrar os Direitos Humanos da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os alunos tornam-se pensadores críticos ao interpretarem visualmente os artigos da DUDH.
O artigo 15º é aqui ilustrado por Mariana Santos do 8ºB1 e Liliana Santos do 9º B1.O direito à nacionalidade é representado por Mariana Santos utilizando a imagem das bandeiras nas mãos de não importa quem. Já Liliana Santos apresenta-nos o mundo envolto em círculos, onde todos pertencemos a algum lugar. Um mesmo artigo, uma mesma abrangência.






11 março, 2023

Mediação Ler+Jovem (Um beijo no pé)


Incentivar os jovens à leitura é o propósito da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o seu projeto Mediação Ler+Jovem, em que o próprio leitor jovem se torna mediador de leitura. Hoje é o Filipe do 8ºB1 que nos revela o que sentiu e aprendeu com a sua leitura.