Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

21 março, 2023

Arquiteturas Recortadas


Hoje a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e os alunos do 6ºC1 receberam a professora Margarida Louro da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para a implementação de um workshop dedicado à arquitetura, urbanismo e  design, no âmbito do Programa Cientificamente Provável.

O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares.

A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses.

Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabelece diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.




Nascidas do Projeto Arquiteturas Recortadas e no âmbito das atividades de divulgação e motivação das camadas mais jovens da população para o interesse pela arquitetura, o urbanismo e o design, os workshop's Arquiteturas Recortadas tem por base a experimentação plástica associada a temáticas da arquitetura, do urbanismo e do design recorrendo à arte tradicional japonesa de recorte o papel - kirigami (do japonês: kiru, "recortar", e kami, "papel"), criando representações variadas de objetos, edifícios e até cidades. O sentido desta atividade é o de promover o contacto com temáticas básicas do espaço envolvente, incentivando uma atividade lúdica que motive a imaginação e capacidade criativa do público em geral.

https://fajunior.fa.ulisboa.pt/atividades/arquiteturas-recortadas.htm
l

Integrada em conteúdos de Educação Visual, esta atividade persegue os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível das competências de Sensibilidade estética e artística , levando os alunos a experimentar processos próprios das diferentes formas de arte, através de processos de experimentação no domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.









Sem comentários:

Enviar um comentário