O leitor assume um papel atuante e deixa de ser mero descodificador ou recetor passivo e desenvolve gradualmente o pensamento reflexivo e a consciência crítica em relação ao mundo, através da interpretação que faz das palavras lidas. Cada faixa etária tem os seus códigos interpretativos o que permite que entre pares a mediação da leitura possa ter linguagens verbais e mentais mais aproximadas. Leão por cima da porta de Onjali Q. Raúf é-nos apresentado por Daniel Silva do 8ºA3 no Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
03 janeiro, 2023
02 janeiro, 2023
Ilustrar os Direitos Humanos - 22º artigo
Mais uns jovens ilustradores criam diálogo entre texto e imagem, no projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Ilustrar os Direitos Humanos. Os nossos alunos são motivados, numa primeira etapa, a interpretar os textos dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em parceria com a disciplina de Educação Visual os alunos transformam ideias em códigos visuais que associam aos seus conhecimentos e experiência de vida. Rodrigo Afonso do 9ºA1 e Rafael do 8ºB1 ilustram o artigo 22º não se abstendo de críticas àquilo que consideram ser Segurança Social e gestão de recursos ao nível nacional, assim como o que deverá ser a inclusão em dignidade dos direitos económicos.
14 dezembro, 2022
Ilustrar os Direitos Humanos
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a divulgar a resposta de alunos e professores ao seu Projeto Ilustrar os Direitos Humanos onde a ilustração surge como a interpretação visual dos artigos da DUDH.
12 dezembro, 2022
Mediação Ler+ jovem (Caixa da Gratidão)
Apresentar uma boa experiência leitora, pode contribuir para que outros jovens leiam com mais vontade e funcionar como incentivo para a leitura da obra apresentada. Madalena Cruz do 9ºA4 participa no Projeto Mediação Ler+ jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e promove a sua experiência.
10 dezembro, 2022
Ilustrar os Direitos Humanos
Hoje, 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a apresentar o processo criativo dos seus alunos no Projeto Ilustrar os Direitos Humanos. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro desafiou os alunos de 8º e 9º anos a interpretarem os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a ilustrarem a sua mensagem. Em outubro e novembro, foram mais de 150 alunos que interiorizaram valores e os expressaram de forma artística.
Promover a leitura através da ilustração, levar o jovem leitor a descodificar o significado do texto lido e expor visualmente a sua interpretação, são alguns dos objetivos deste projeto.
Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro caminha na direção do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, na promoção de valores: Manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.
A visão gerada pela palavra foi a revelação que propusemos como desafio aos leitores da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, transformando o verbal em visual através do Projeto Ilustrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O que há de facto é o apelo a um outro sentido, o sentido visual, transmitindo em linguagem artística, o já expresso numa linguagem textual.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, responde ao desafio do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE),Ler para a Paz e Harmonia Globais, e propõe aos alunos uma leitura e interpretação visual dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com o empenho dos professores de Educação Visual, a Biblioteca Escolar atinge também o seu objetivo de apoio ao currículo, não só na área artística como em Cidadania e Desenvolvimento.
Os Direitos Humanos, enquanto domínio da Educação para a Cidadania - Cidadania e Desenvolvimento pretendem promover uma cultura de direitos humanos e de liberdades fundamentais, contribuindo para que os jovens adquiram conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que lhes permitam compreender, exercer e defender os Direitos Humanos, assumindo o respeito por estes como responsabilidade de todas as pessoas, em prol de um mundo de paz, justiça, liberdade e democracia.
https://cidadania.dge.mec.pt/direitos-humanos
09 dezembro, 2022
Notícias do Reino de Portugal
Os nossos alunos de 8º ano continuam a ler o jornal da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro e a contribuir com as suas notícias e crónicas do Reino de Portugal, investigam nos nossos livros e redigem os seus textos noticiosos.
07 dezembro, 2022
Escola a Ler
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está inscrita na ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23, nas atividades Leitura orientada , Tempo para ler e pensar! e Vou levar-te comigo! Deste modo foi-lhe atribuído um reforço orçamental (IGeFE) para aquisição de fundo documental. Começam a chegar as primeiras obras!
06 dezembro, 2022
Mediação Ler+Jovem (A guerra que salvou a minha vida)
O professor bibliotecário tem como uma das suas funções a mediação de leitura, concebida como um conjunto de práticas com o intuito de facultar de modo mais efetivo o acesso à leitura. Esta mediação pretende facilitar a aquisição de hábitos de leitura de forma autónoma e voluntária. Criar rotinas de leitura, frequência e condições de acesso a obras literárias é também mediação de leitura.
Juntar livros a mediadores, e mais tarde a novos leitores, foi o objetivo do Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, onde os nossos jovens expressam a sua experiência leitora e a divulgam aos seus pares. Hoje agradecemos a Beatriz Bettencourt do 9ºB4 a partilha da sua experiência.
05 dezembro, 2022
Mediação Ler+Jovem (Se perguntarem por mim digam que voei)
Visando apresentar livros através das formas mais diversas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acolhe os seus leitores e convida-os a partilhar os seus momentos de leitura. Criar pontes entre os livros e os leitores, foi o convite que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro apresentou aos seus leitores, através do Projeto Mediação Ler+Jovem.
Agradecemos a Diana Abreu do 9ºB4 a partilha da sua experiência leitora.
03 dezembro, 2022
Mediação Ler+Jovem (Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello)
Levar o leitor a posicionar-se criticamente perante o livro lido, permite uma maior consciencialização do efeito da experiência leitora. A partilha da experiência funciona como promoção da leitura. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transforma os seus leitores em mediadores jovens com o Projeto Mediação Ler+Jovem
Mais um livro que encantou uma leitora da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
02 dezembro, 2022
Desafios Matemáticos com a Biblioteca Escolar
A educação matemática deve ajudar a desocultar a presença da matemática na sociedade, em ligação com diferentes áreas de atividade humana, promovendo a formação de cidadãos participativos, críticos e confiantes nos modos como lidam com a matemática para analisar e resolver problemas, raciocinar e comunicar.
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2013). Literacia e pensamento crítico:
Um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, p.164.
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro com o Projeto Desafios Matemáticos com a Biblioteca Escolar pratica a sua função de apoio ao currículo e atinge os propósitos do documento orientador do PASEO (ME, 2017) que refere que as: competências na área de Raciocínio dizem respeito aos processos lógicos que permitem aceder à informação, interpretar experiências e produzir conhecimento. As competências na área de Resolução de problemas dizem respeito aos processos de encontrar respostas para uma nova situação, mobilizando o raciocínio com vista à tomada de decisão, à construção e uso de estratégias e à eventual formulação de novas questões. As competências associadas a Raciocínio e resolução de problemas implicam que os alunos sejam capazes de: i) interpretar informação, planear e conduzir pesquisas; ii) gerir projetos e tomar decisões para resolver problemas; e iii) desenvolver processos conducentes à construção de produtos e de conhecimento, usando recursos diversificados”. (p. 23)
Agradecemos mais uma vez às professoras Anabela Morais e Helena Carvalho, o seu contributo para a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
01 dezembro, 2022
Mediação Ler+Jovem (O casamento da minha mãe)
Os jovens leitores sempre interpretam, refletem, criticam e analisam as leituras que fazem, conforme o seu contexto e nível etário. O Projeto Mediação Ler+Jovem da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro divulga, em linguagem juvenil, as experiências de leitura de forma a motivar novos leitores. Hoje expomos as ideias de Constança Pinto do 8ºB3.
Subscrever:
Mensagens (Atom)