Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

10 dezembro, 2020

25 anos de Sintra Património Mundial da Humanidade


São nove as turmas de 8º e 9º anos que celebram com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os 25 anos de reconhecimento de Sintra, pela Unesco, como Património Mundial.

Somos todos responsáveis por preservar e valorizar este património que herdámos e é da responsabilidade das gerações presentes e futuras assumir esse compromisso.



A compreensão da autenticidade e integridade da Paisagem Cultural de Sintra, é uma tarefa constante, de entidades públicas e privadas e, neste ano de comemoração da candidatura, mostra-se relevantíssimo, a renovação do compromisso de salvaguarda permanente e exigente. 
A Paisagem Cultural de Sintra é, ao fim de 25 anos, uma certeza: pertença, identidade e especificidade, são os desafios da classificação que, apesar da maioridade, deverá ser um processo em constante elaboração, com compromissos e deveres que a classificação implica. 
Saibamos todos estar à altura deste desafio em dia de comemoração. 
Sintra, 6 de dezembro de 2020 
Basílio Horta 
Presidente da Câmara Municipal de Sintra



Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria "Paisagem Cultural", no dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO realizada em Berlim, no âmbito de uma nova categoria ainda não atribuída na Europa: Paisagem Cultural. 

A candidatura de uma paisagem cultural para inclusão no Património Mundial exigiu uma mistura excecional de sítios naturais e culturais num quadro exemplar, e encontrou em Sintra este sincretismo entre Património Natural e Património Construído. Nas palavras da candidatura, Sintra era o resultado do trabalho da natureza e da humanidade, exprimindo uma longa e íntima relação entre povos e o seu ambiente natural.



Podemos ler os fundamentos desta candidatura nas palavras de Vítor Serrão, 


e nas palavras de José Cardim Ribeiro, 



09 dezembro, 2020

Jogar em Inglês 9º - Phrase making


Este jogo ajuda-te a praticar frases em Inglês e a construir frases corretas a partir da observação de imagens e algumas locuções. Só tens de clicar nas opções que te permitem construir uma frase com sentido relacionada com a imagem que te é apresentada.


Bom jogo!

08 dezembro, 2020

Tertúlias Literárias

 
 Com o Projeto Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, o contacto com os livros e, consequentemente, a oportunidade de ser um leitor promotor da obra que leu, desperta em cada jovem a motivação de compartilhar com o grupo o que pensou, sentiu ou questionou a partir do lido.
Estas são as imagens da turma B2 do 5º ano.



06 dezembro, 2020

Jogar em Inglês 8º - Big Describer


Mais um jogo para treinares o teu inglês!
Este jogo ajuda-te a treinar a compreensão da leitura nos mais variados temas. Para jogares, só tens de escolher o tema que te interessa treinar, ler pequenas descrições e clicar na imagem a que corresponde cada uma dessas descrições. O objectivo é praticar a compreensão de pequenas frases em Inglês de uma forma divertida.

Bom jogo!

04 dezembro, 2020

BURACOS NEGROS: Os lugares mais secretos do Universo


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua a estabelecer diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, contribuir para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.

Foi com estes objetivos que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro mais uma vez estabeleceu parceria com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo a 3 de novembro recebido Francisco S. N. Lobo, Investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde lidera o Grupo de Cosmologia,  e professor na Faculdade de Ciências de Lisboa.


Pelas palavras de Francisco Lobo, as turmas de 9º ano vão  recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, os Buracos Negros, e as recentes descobertas que nos levam para cada vez mais perto dos seus segredos.

O Prémio Nobel para a Física foi neste ano atribuído à demonstração, por Roger Penrose, de que os buracos negros são uma consequência direta da Relatividade de Einstein, e à descoberta, por Reinhard Genzel e Andrea Ghez, de um objeto compacto, supermassivo – talvez um buraco negro assombroso– no coração da Via Láctea.
Afinal, o que é que já sabemos sobre os buracos negros? O que é esse corpo exótico no centro da Via Láctea, o Sagitário A*? Como é que os buracos negros afetam a evolução das próprias galáxias, incluindo esta onde se encontra o Sistema Solar? Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional. 
Foram estas as palavras do nosso orador na apresentação desta palestra.




A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro agradece toda a disponibilidade e carinho que o Professor Francisco Lobo dedica aos alunos deste agrupamento.

02 dezembro, 2020

Tertúlias Literárias

Com as Tertúlias Literárias da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, ao fazer a leitura de um livro e compartilhar com os colegas, com as suas impressões e as marcas que esta leitura criou, o aluno está a experimentar a leitura, reconstruindo nas trocas que realiza e, consequentemente, dando novo significado não apenas à leitura, mas também a tudo o que está a experimentar. 

Hoje são imagens da turma B1 do 5º ano.


01 dezembro, 2020

Jogar em Inglês 7º - Comparatives

 


Testa aqui os teus conhecimentos de inglês!
Este jogo ajuda-te a praticar o grau comparativo dos adjectivos. O jogo tem por base duas imagens que mostram diferenças. Por exemplo, um elefante (big) e um rato (pequeno). Tens de escolher, de entre vários adjectivos, aquele que se adequa à imagem e depois, de entre 3 opções apresentadas, tens de escolher o grau comparativo do adjectivo. Relembras, não só o significado dos adjectivos, como também o seu grau comparativo.


Bom jogo!