Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

10 dezembro, 2020

25 anos de Sintra Património Mundial da Humanidade


São nove as turmas de 8º e 9º anos que celebram com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro os 25 anos de reconhecimento de Sintra, pela Unesco, como Património Mundial.

Somos todos responsáveis por preservar e valorizar este património que herdámos e é da responsabilidade das gerações presentes e futuras assumir esse compromisso.



A compreensão da autenticidade e integridade da Paisagem Cultural de Sintra, é uma tarefa constante, de entidades públicas e privadas e, neste ano de comemoração da candidatura, mostra-se relevantíssimo, a renovação do compromisso de salvaguarda permanente e exigente. 
A Paisagem Cultural de Sintra é, ao fim de 25 anos, uma certeza: pertença, identidade e especificidade, são os desafios da classificação que, apesar da maioridade, deverá ser um processo em constante elaboração, com compromissos e deveres que a classificação implica. 
Saibamos todos estar à altura deste desafio em dia de comemoração. 
Sintra, 6 de dezembro de 2020 
Basílio Horta 
Presidente da Câmara Municipal de Sintra



Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria "Paisagem Cultural", no dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO realizada em Berlim, no âmbito de uma nova categoria ainda não atribuída na Europa: Paisagem Cultural. 

A candidatura de uma paisagem cultural para inclusão no Património Mundial exigiu uma mistura excecional de sítios naturais e culturais num quadro exemplar, e encontrou em Sintra este sincretismo entre Património Natural e Património Construído. Nas palavras da candidatura, Sintra era o resultado do trabalho da natureza e da humanidade, exprimindo uma longa e íntima relação entre povos e o seu ambiente natural.



Podemos ler os fundamentos desta candidatura nas palavras de Vítor Serrão, 


e nas palavras de José Cardim Ribeiro, 



Sem comentários:

Enviar um comentário