Estão a ser
dinamizadas pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro sessões de divulgação de
ferramentas úteis para a apresentação de trabalhos escolares para as 10 turmas de 6.º Ano de escolaridade.
As sessões trabalham sobre a questão de Como
elaborar um trabalho escrito, académico e científico: normas para a sua
estruturação e escrita.
Foram vários os temas a desenvolver: como fazer um trabalho de pesquisa; como se elabora a estrutura do trabalho; recomendações gerais, para a escrita do trabalho; o que se inclui no desenvolvimento ou corpo do trabalho; como se elabora uma introdução e uma conclusão; como se elabora um índice e uma bibliografia.
Estas
sessões terminam com um jogo animado que testa as aprendizagens obtidas.
Muitos alunos procuram a Biblioteca
Escolar para a realização de pesquisa para os trabalhos das diferentes
disciplinas. É frequente constatar que a forma como organizam as suas pesquisas
carece de alguma orientação. Assim, a Biblioteca Escolar propôs a realização de uma sessão de
esclarecimento para todas as turmas do 6.º Ano, cujo ênfase foi a realização de
trabalho de pesquisa.
Os conteúdos da sessão são apresentados
aos alunos numa metodologia que os envolve em discussão e expressão de opinião.
No final de cada sessão foi realizada uma atividade, Plickers, que pretendeu
aferir os conhecimentos atingidos pelos alunos. Este é sempre um momento alto
da sessão que envolve todos os alunos e que de uma forma lúdica os obriga,
novamente, a refletir sobre os conteúdos apresentados.
Alguns dos objetivos desta atividade foram:
orientar os
alunos para uma planificação cuidada das diferentes fase de um trabalho
escolar; fazer os
alunos refletir sobre o uso da informação presente na Internet; tornar os alunos críticos em relação
à informação encontrada; desenvolver a criatividade dos alunos.
Mais uma vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procurou implementar o Perfil
dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Informação e Comunicação, com o objetivo de fazer com que
o alunos sejam capazes de utilizar e dominar instrumentos diversificados
para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma
crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua
credibilidade, e simultaneamente transformar a informação em
conhecimento.