Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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25 fevereiro, 2025

Arquiteturas recortadas (7ºB1)


    No dia 25 de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transformou-se num ateliê de arquitetura com a colaboração da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e do seu gabinete FAJúnior. Arquiteturas Recortadas foi o desafio que as turmas de 7º ano tiveram, recorrendo à arte tradicional japonesa de recorte de papel, Kirigami, criando representações variadas de objetos, edifícios e cidades. Esta atividade permite o contacto com elementos do espaço envolvente, que de uma forma lúdica, desenvolve a imaginação e a criatividade. Deste modo, voltámos a ter a presença da Faculdade de Arquitetura na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro através da arquiteta Margarida Louro, no âmbito do Programa Cientificamente Provável. Desta vez foram os alunos do 7ºB1, que ao som de música de Mosart, participaram nesta oficina, adquirindo uma percepção diferente de ocupação de espaço através da construção arquitetónica e do designe.
     O programa Cientificamente Provável é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. A Rede de Bibliotecas Escolares assim como a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro acreditam que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses. Neste sentido a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro estabelece diversas parcerias com instituições do Ensino Superior no sentido de desenvolver diversas atividades com o objetivo de contribuir para a aproximação entre os ensinos básico e o superior, para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens, e reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores.


















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