A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, em parceria coma disciplina de Educação visual, pretendeu participar na criação de uma cultura de Direitos Humanos. Desenvolvendo um pensamento crítico nos alunos, este projeto ambicionou incutir um compromisso para com os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. É um projeto pedagógico que pretendeu ajudar a desenvolver as capacidades de comunicação visual e um pensamento crítico, na interpretação dos respetivos artigos da DUDH.
Na interpretação visual do artigo 3º, podemos reparar que Beatriz Domingos do 9º A2 utilizou a temática da aculturação visual na aparência estética feminina que pode significar a relação entre uma cultura dominante e outra dominada. É a interpretação visual do artigo mediante a observação e sensibilidade pessoal. Se há direito à vida em liberdade e segurança, diz-nos Rafael Martins do 9ºB3, não deverá haver descriminação. Já feita esta inferência, Rafael ilustra-nos com o aperto de mão entre raças diferentes, e o punho castanho erguido em sinal de vitória que pode significar o caminho de alguém que tem que ser desbravado.
Estes são mais uns exemplos de como a ilustração leva à interpretação do texto.
Sem comentários:
Enviar um comentário