No âmbito do Projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora, associado à Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, os alunos do 5º C1 realizaram uma visita de estudo que ao museu dedicado ao patrono do nosso Agrupamento – Museu Ferreira de Castro – no passado dia 5 de maio, onde foram recebidos pelo próprio Diretor do Museu, Doutor Ricardo Alves.
A visita de estudo começou no átrio onde o Doutor Ricardo Alves falou sobre o percurso de vida e obras do escritor Ferreira de Castro desde a sua infância (local de nascimento, família, formação), à emigração para o Brasil aos 11/12 anos (a vida difícil que aí viveu, as suas descobertas, o seu amor pela escrita e o sonho de ser escritor e as suas primeiras obras) o seu regresso a Portugal, a sua experiência no jornalismo e as dificuldades pelas quais passou, incluindo a Censura, até conseguir publicar as suas obras e triunfar no meio literário. Atentos e entusiasmados, os alunos foram participando e “bombardearam” o senhor Diretor com questões e dúvidas que com muito gosto foi respondendo aos alunos.
Depois da introdução inicial do Diretor, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa oficina de Artes Plásticas, orientada pela pintora Danuta Wojciechowska (que ilustrou a obra Não há borracha que apague o sonho de Luísa Ducla Soares), que a turma leu e explorou nas aulas.
A oficina consistiu na ilustração de vários temas ligados ao percurso do escritor no Brasil: retratos, objetos, livros, Brasil e quadros. Os alunos foram distribuídos em cinco grupos, cabendo a cada grupo um tema. Sempre com a orientação da Danuta, os alunos percorrerem as salas do museu, para descobrirem retratos, objetos, livros, paisagens do Brasil e quadros e desenharem em folhas previamente recortadas (em forma de folha).
Os alunos aderiram muito bem à atividade e foram melhorando os seus trabalhos com a orientação da Danuta.
No fim, na escadaria da entrada do museu, cada grupo apresentou os seus trabalhos.
Na última parte da visita, os alunos, a partir de um Guião – Kit Pedagógico, tiveram a oportunidade de percorrer o museu por ordem cronológica para aprofundar o seu conhecimento relativamente à vida e à obra do seu patrono, desde a sua infância, a sua viagem ao Brasil e as suas vivências nesse território, o seu regresso a Portugal e a publicação das suas obras, muitas delas traduzidas em várias línguas, sendo um dos autores mais lidos na época. À medida que iam percorrendo as salas, os alunos iam preenchendo o Kit Pedagógico, foram sendo acompanhados pelo senhor Diretor do museu que lhes foi respondendo às questões.
Foi um orgulho observar o interesse, a dedicação e o empenho demonstrados pelos alunos.
Apesar de cansados, a viagem de regresso foi muito animada com canções até à porta da escola.
Os nossos alunos estão de Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário