Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

02 janeiro, 2021

Cristina Brito e o reconhecimento europeu


CHAM ganha, para Portugal, a primeira ERC Synergy Grant nas Humanidades com o projeto 4-OCEANS.

4-OCEANS é um projeto, liderado em Portugal por Cristina Brito ( CHAM ), e conta com mais 3 investigadores principais Poul Holm e Francis Ludlow de Trinity College Dublin e James Barrett da University o Cambridge.

4-OCEANS tem como objetivo compreender a história da vida marinha nos dois milénios e analisar o seu papel e importância para as sociedades humanas.


Serão estudados 4 oceanos: o Ártico, o Atlântico, o Índico e o Pacífico e o foco será em 10 grupos taxonómicos. 

Esta é uma investigação em sinergia. Cruza, além de cronologias e geografias, diversas abordagens metodológicas. É um projeto interdisciplinar que envolve 30 investigadores de áreas tão diversas como arqueologia e zooarqueologia, biologia molecular, história ambiental marinha, ecologia histórica, história económica, social e da ciência, geografia e climatologia histórica, e ainda modelação e humanidades digitais.

4-OCEANS é um projeto atual e urgente, que dará respostas a questões e a desafios societais e ambientais dos próximos anos e décadas.

Os resultados irão informar a Década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

https://www.facebook.com/cham.fcsh.nova.uac

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro aproveita este reconhecimento europeu do trabalho de Cristina Brito para recordar a sua presença junto dos nossos alunos de 8º ano a 3 de maio de 2019. O Programa Cientificamente Provável coloca os nossos alunos em contacto com os nossos investigadores, aproximando a investigação científica de alunos do ensino básico e secundário.

Mais uma vez agradecemos a Cristina Brito toda a disponibilidade, entusiasmo e simpatia com que nos arrastou para as profundezas monstruosas dos oceanos.




Sem comentários:

Enviar um comentário