Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

07 outubro, 2020

O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro surge como uma estrutura indispensável para coadjuvar os diferentes intervenientes na consolidação da aprendizagens e no esbater das diferenças, depois de um ano escolar atípico que foi o de 2019-2020, com a pandemia.

Deste modo a BEFC colabora com os docentes na criação e disponibilização de recursos que permitam às diversas disciplinas recuperar e consolidar aprendizagens.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro na sua função de apoio ao currículo partilha desta vez recursos que se aplicam à disciplina de História de 9º ano para recuperação de aprendizagens relativas ao domínio de 8º ano, O MUNDO INDUSTRIALIZADO NO SÉCULO XIX.

A civilização industrial e a 
arquitetura do ferro


O avanço da industrialização pôs ao dispor da arte novos materiais, como o ferro, o vidro, o betão e o aço, e a sociedade burguesa soube colocar a obra de arte ao seu serviço. Surgiu então uma arquitetura renovada, a arquitetura do ferro, patente tanto em edifícios de caráter utilitário, como pontes, fábricas, estações de caminho de ferro, etc.

AQUI

 é possível ver um pequeno vídeo sobre a civilização industrial do século XIX.


A engenharia e a 
arquitetura do ferro


Completando o tema anterior pode ser visto aqui um documentário sobre a Exposição Universal de Londres de 1851 e Exposição Universal de Paris, de 1855, que ilustra bem o que foram as inovações na engenharia e arquitetura no século XIX.

                                                                           AQUI



A industrialização e os avanços da ciência e da técnica



O século XIX foi marcado por um progresso assinalável, no domínio das ciências e da tecnologia que se repercutiu largamente no modo de vida das pessoas. Mais do que nunca se acreditou no valor da ciência, capaz de gerar progresso e felicidade.

é possível descobrir como os avanços da técnica e da ciência no século XIX mudaram o quotidiano das populações.


Com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro 
podemos sempre aprender mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário