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15 fevereiro, 2019

O contributo da ciência e tecnologia em saúde - Programa Cientificamente Provável



No passado dia 13 de fevereiro, no âmbito do Programa Cientificamente Provável, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde proporcionar a turmas de 9º ano, uma palestra proferida pela Drª  Maria da Luz Antunes sobre O contributo da ciência e tecnologia em saúde, estabelecendo-se assim o início da parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico de Lisboa.






Definição de plágio e as suas diversas formas, plágio intencional e não intencional, e formas de evitar o plágio, foram alguns dos primeiros temas abordados. Os aluno puderam perceber que o verdadeiro trabalho escolar, universitário ou científico não pressupõe aceitação generalizada de que o que encontramos na Internet é de domínio público e, assim, pode ser usado sem que seja necessário indicar a fonte.




Utilizar fontes fidedignas e fiáveis, conseguir um equilíbrio na quantidade de fontes a utilizar, construir a bibliografia à medida que o trabalho vai avançando, identificar no texto as fontes utilizadas recorrendo a citações, trabalhar os textos previamente e não quando se está a escrever o trabalho, identificar as fontes de onde foram retirados mapas, gráficos, fotografias, entre outros, só usar citações se ajudarem a ilustrar uma ideia e não esquecer que a paráfrase é uma forma de citação, foram algumas formas apontadas  para evitar o plágio.

Não usar as ideias dos outros autores para construir o nosso trabalho, sendo que
as ideias dos outros devem ser usadas para reforçar, dar credibilidade e sustentar o trabalho, foram também as palavras da professora Maria da Luz Antunes.

Na sequência do tema da pesquisa de informação, foram em seguida explicados processos de pesquisa como as Truncaturas, a Interrogação e os Operadores booleanos, como recursos facilitadores da pesquisa digital.

Esta atividade integrou-se também na Visão do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que pretende que o jovem conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta .  

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