Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

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13 fevereiro, 2019

Fake News



Na sequência da Semana da Internet Segura e no objetivo do contributo da biblioteca escolar na vertente pedagógica e curricular, através do enriquecimento e diversificação de práticas, da exploração de ambientes, recursos e estratégias de ensino variados e da integração nas atividades escolares das literacias digitais, da informação e dos média, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro iniciou uma formação para todos os alunos de 8º ano sobre Fake News.


Vivemos num mundo dominado pela tecnologia. Cabe à escola, enquanto gestora do processo de ensino-aprendizagem, acompanhar esta nova realidade social. Atualmente, os jovens encontram-se imersos em ambientes multimédia e digitais – são nativos digitais[1]. As redes sociais são a sua ferramenta mais comum de comunicação, movendo-se muito habilmente pelo número de likes, pelo número de amigos/seguidores e pela grande e rápida partilha da informação. Também na escola, as tecnologias de informação e comunicação ganharam definitivamente o seu espaço, expandindo o conceito de sala de aula e permitindo que o processo de ensino/aprendizagem atinja níveis cada vez mais abrangentes e mais aliciantes, privilegiando a ação do aluno e promovendo o desenvolvimento das competências inscritas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e requeridas para o século XXI, de acordo com o Quadro de Referência Europeu. Não obstante, embora o acesso à informação esteja à distância de um clique, nem toda a informação disponibilizada tem origem em fontes fidedignas. As notícias falsas – Fake News – proliferam na internet e nos meios de comunicação social e passam despercebidas a um olhar menos atento, na medida em que aparentam ser verdadeiras revestindo-se de artifícios que lhes conferem a aparência de verdade, mostrando-se assim confiáveis. A faixa etária dos nossos jovens é muito permeável a este tipo de notícias, já que elas são geralmente muito simples, diretas, claras e apelam aos sentimentos mais básicos do ser humano. Vão muitas vezes ao encontro do que eles querem ouvir, sendo potencialmente perigosas pois estão na base da desinformação e de movimentos que podem conduzir à polarização política e social. Não existe uma fórmula para identificar as notícias falsas que circulam na internet, nas redes sociais e em alguns meios de comunicação social. No entanto, é também função da escola, alertar os alunos para a necessidade de serem mais informados e críticos em relação a todas as informações a que, voluntária ou involuntariamente têm acesso. Só assim estão aptos a travar a sua disseminação.


Foi neste contexto que surgiu a proposta desta atividade, integrada na dinâmica da biblioteca escolar da Escola Básica Ferreira de Castro. É dirigida a todos os alunos de 8º ano e prolongar-se-á pelos meses de fevereiro e março, às segundas-feiras, num total de 10 sessões.
Tem como principais objetivos:
-    Alertar os alunos para a existência de notícias falsas a circularem na internet.
-    Sensibilizar os alunos para a necessidade de estarem mais atentos às informações disseminadas pela internet.
-  Tornar os alunos mais aptos a distinguir as notícias verdadeiras das notícias falsas.
-     Desenvolver o espírito crítico na leitura dos conteúdos online.
-   Divulgar alguns cuidados a ter com a informação que consomem online e que replicam a partir das suas partilhas.
- Saber utilizar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade (PASEO- competências na área de Informação e comunicação).
- Desenvolver a cidadania digital.

A metodologia adotada passa por um conjunto de palestras/turma com a duração de 50 minutos cada. A sua dinamização, no espaço da biblioteca e sala AV, teve como base um powerpoint e, para além de uma componente expositiva, teve uma componente interativa, em que os alunos são convidados a intervir, partilhando opiniões e experiências ou vivências que vão enriquecendo a atividade e prendendo a atenção de todos. Adicionalmente, visionam-se dois filmes[2] e proporciona-se um momento mais lúdico de aplicação da informação adquirida, através da projeção de algumas notícias que lhes permite verificar e distinguir as verdadeiras das falsas (Fake News). Para tal, os alunos têm de estar atentos à credibilidade da fonte, ao modo como estava escrita e construída e ao seu autor. Ainda assim, são alertados para o facto de a habilidade na elaboração de uma informação poder mascarar a sua fiabilidade, pelo que deveriam sempre confirmar a mesma noutras fontes ou procurar ajuda.  Esta confirmação de veracidade, aplica-se também aos momentos de pesquisa da informação na internet, necessária ao desenvolvimento dos trabalhos escolares e dos projetos em que estão envolvidos. Foram ainda alertados para a sua responsabilidade na partilha de informações sem antes terem confirmado a sua veracidade.
A Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro, como “espaço educativo integrador de múltiplas literacias” mais uma vez cumpre o seu objetivo, promovendo uma atividade que contribui para a capacitação dos seus jovens na área da literacia digital e para o seu sucesso escolar e desenvolvimento pessoal e social.

                                                                                                   A professora responsável 
pela atividade
                                                                                          Maria Teresa  Relvas


                                                                                         [1]Mark Prensky (2001) - Digital Natives, Digital Immigrants, em Mendonça, L. (2013).
Nativos Digitais em Portugal Um motivo de preocupação para as organizações?
 Tese de Mestrado, Instituto Superior de Línguas e Administração.



As Bibliotecas Escolares são ambientes de convívio e de trabalho onde se realizam percursos formativos e de aprendizagem que estimulam a interação dos alunos com tecnologias e fontes de informação diversificadas. Ocupam um lugar imprescindível na escola, na medida em que fomentam o treino e a formação para as literacias digitais, dos média e da informação, preparando os alunos para a pesquisa, uso, produção e comunicação da informação e para a participação segura e informada nas redes sociais.
Programa Rede de Bibliotecas Escolares
- Quadro estratégico 2014-2020

Mais uma vez a implementação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória ao nível das competências na Informação e comunicação e Pensamento crítico e pensamento criativo.

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