Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 dezembro, 2018

A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos


 Ontem foi dia de reflexão para a Escola Básica Ferreira de Castro. Todos os alunos e professores se envolveram nas comemorações dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.




Como mais um desafio da Direção Geral de Educação, comemorou-se no dia 10 de dezembro o 70º aniversário da DUDH, com uma iniciativa integrada n’ A Voz dos Alunos, que deu a palavra às crianças e aos jovens, nas escolas, sobre assuntos com relevância para a sua vida, favorecendo a participação crítica e o envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos, enquadrados na educação para a cidadania

Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.


Com esta iniciativa pretendeu-se refletir sobre os Direitos Humanos e sua articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, num perfil de base humanista, centrado numa escola que habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.



Para assinalar esta data a Rede de Bibliotecas Escolares foi também convidada a participar nas comemorações, e foi neste sentido que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade A Voz dos Alunos pelos Direitos Humanos.  

Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.


Os alunos de 9º ano foram os grandes dinamizadores da atividade em cada turma, e preparados pela Biblioteca Escolar, promoveram os seguintes momentos:
1º momento - Visionamento de um pequeno filme sobre Direitos Humanos. 
2º momento - A turma foi dividida em grupos de 5 alunos.  A cada grupo foi distribuído um baralho de cartas produzido pela Biblioteca Escolar com os 30 artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (versão simplificada).  A cada grupo foram atribuídas quatro cartas com situações específicas da vida quotidiana.  A cada grupo foi distribuída uma folha de registo de reflexão e conclusões.
3º momento - Os alunos leram cada um dos artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS e refletiram sobre eles.  Em seguida os alunos leram as quatro situações específicas que lhe foram atribuídas e refletiram sobre elas. Os alunos agruparam carta(s) com artigo(s) da DUDH às quatro situações específicas que lhe foram atribuídas no sentido de indicar qual(ais) o(s) artigo(s) que estão a ser cumpridos em cada uma das situações específicas.  Depois de reflexão e debate em grupo, os alunos registaram os seus argumentos face às diversas situações específicas.


4º momento - Depois de eleito o porta voz do grupo, este apresentou à turma as reflexões e conclusões obtidas revelando cada uma das situações específicas que lhes foram atribuídas.
5º momento – Finalmente deu-se o debate generalizado sobre as situações apresentadas ou outras, em que se revelou o cumprimento ou o incumprimento da DUDH. Relacionar os artigos da DUDH com os direitos fundamentais dos cidadãos com deficiência, foi a fase final.
Foram cinquenta turmas de 5º ao 9º ano a participar neste dia de reflexão.



Esta atividade persegue o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na visão que se pretende do cidadão:   que conheça e respeite os princípios fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em que esta assenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário