Ontem foi dia de reflexão para a
Escola Básica Ferreira de Castro. Todos os alunos e professores se envolveram
nas comemorações dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como mais um desafio da Direção Geral de Educação, comemorou-se no dia 10
de dezembro o 70º aniversário da DUDH, com uma iniciativa integrada n’ A Voz
dos Alunos, que deu a palavra às crianças e aos jovens, nas escolas, sobre
assuntos com relevância para a sua vida, favorecendo a participação crítica e o
envolvimento na busca de soluções para problemas sociais e políticos,
enquadrados na educação para a cidadania.
Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.
Este evento deu continuidade ao já realizado em janeiro deste ano, na divulgação do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e enquadrou-se na dinâmica de auscultar os alunos, reconhecendo-os como atores em todo o processo de construção em matérias em que se exige o seu contributo.
Com esta iniciativa pretendeu-se refletir sobre os Direitos Humanos e sua
articulação com os princípios, valores, visão e áreas de competência inscritos
no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, num perfil de base
humanista, centrado numa escola que habilita os jovens com saberes e valores
para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade
humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.
Para assinalar esta data a Rede de Bibliotecas Escolares foi também
convidada a participar nas comemorações, e foi neste sentido que a Biblioteca
Escolar Ferreira de Castro dinamizou a atividade A Voz dos Alunos pelos
Direitos Humanos.
Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.
Levar os alunos a refletir sobre situações da sua vida, na relação com a DUDH, numa perspectiva positiva de aplicação na prática do seu quotidiano, foi o objetivo principal desta dinâmica que envolveu todas as turmas da escola.
Os alunos de 9º ano foram os grandes dinamizadores da atividade em cada
turma, e preparados pela Biblioteca Escolar, promoveram os seguintes momentos:
1º momento - Visionamento de um pequeno filme sobre Direitos
Humanos.
2º momento - A turma foi dividida em grupos de 5 alunos. A cada grupo foi distribuído um baralho de
cartas produzido pela Biblioteca Escolar com os 30 artigos da DECLARAÇÃO
UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (versão simplificada). A cada grupo foram atribuídas quatro cartas
com situações específicas da vida quotidiana.
A cada grupo foi distribuída uma folha de registo de reflexão e
conclusões.
3º momento - Os alunos leram cada um dos artigos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL
DOS DIREITOS HUMANOS e refletiram sobre eles.
Em seguida os alunos leram as quatro situações específicas que lhe foram
atribuídas e refletiram sobre elas. Os alunos agruparam carta(s) com artigo(s)
da DUDH às quatro situações específicas que lhe foram atribuídas no sentido de
indicar qual(ais) o(s) artigo(s) que estão a ser cumpridos em cada uma das
situações específicas. Depois de
reflexão e debate em grupo, os alunos registaram os seus argumentos face às
diversas situações específicas.
4º momento - Depois de eleito o porta voz do grupo, este apresentou à
turma as reflexões e conclusões obtidas revelando cada uma das situações específicas
que lhes foram atribuídas.
5º momento – Finalmente deu-se o debate generalizado sobre as situações
apresentadas ou outras, em que se revelou o cumprimento ou o incumprimento da
DUDH. Relacionar os artigos da DUDH com os direitos fundamentais dos cidadãos
com deficiência, foi a fase final.
Foram cinquenta turmas de 5º ao 9º ano a participar neste dia de
reflexão.
Esta atividade persegue o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória na visão que se pretende do cidadão: que conheça e respeite os princípios
fundamentais da sociedade democrática e os direitos, garantias e liberdades em
que esta assenta.
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