Esta formação
denominada “Laboratório do Contador de Histórias”, decorreu de janeiro a abril,
dinamizada pelo formador e investigador Rudolfo Castro, que ao motivar os
professores deste agrupamento para a leitura, impulsionou outras abordagens
perante os textos, que podem ser enriquecidas através de um outro olhar.
Ler
não é apenas interpretar, olhar um discurso, juntar palavras para as ouvir ou
para ser ouvido, mas também vivenciar o texto, dar-lhe vida através da
entoação, do ritmo, da sensibilidade sentida e comunicada enquanto se lê.
Conseguiu-se uma formação ativa e informal, conducente ao debate e à
interiorização de alguns aspetos ou novas abordagens, que irão acompanhar
futuramente os participantes nas suas leituras, individualmente ou em grupo.
Os
temas orientadores desta ação foram: um olhar sobre a leitura, criar propostas
de leitura, formas de aproximação ao livro, formas de ler, de selecionar
livros, refletir sobre práticas de leitura, crítica, opiniões, sugestões de
leitura e refletir sobre a diferença.
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