"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
19 abril, 2021
Palavra Puxa Palavra - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Com o Projeto Palavra Puxa Palavra, iniciamos a semana de celebrações do Dia Mundial do Livro, divulgando as palavras dos nossos jovens leitores sobre os livros lidos este ano letivo, do acervo da nossa biblioteca escolar.
PROMOVER PARA LER+(Time Riders - Os guardiões da História)
Apresentar uma boa experiência leitora pode contribuir para que outros jovens leiam com mais vontade e funcionar como incentivo para a leitura da obra apresentada. A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro continua diariamente a divulgar o seu trabalho com professores e alunos leitores que aceitam os desafios e projetos propostos. Presencialmente e em confinamento, os nossos alunos continuam a expressar o seu interesse pela leitura.
18 abril, 2021
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: presença romana na Península Ibérica
No âmbito da presença romana na Península Ibérica podemos desfrutar de vários vestígios dessa grande civilização. Exemplos dessa presença são as inúmeras pontes, estradas, aquedutos e ruinas de cidades.
Neste vídeo destaca-se a capacidade engenhosa dos romanos nas suas construções. Os Aquedutos são prova da sua capacidade de ultrapassar os obstáculos naturais para conseguirem os seus objetivos, neste caso água.
vemos uma animação que mostra a construção do Aqueduto de Gades, Espanha.
Esta construção levava água desde a sua nascente El Tempul, Jerez de la Frontera até ao Valle dos Arquillos que depois abastecia a província de Cádis, isto numa distância de mais de 83 Quilómetros.
PROMOVER PARA LER+ (O livro que falava com o vento e outros contos)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o projeto Mediação Ler+ Jovem, em parceria articulada com professores de português de 2º e 3º ciclos, que promovem e facilitam o trabalho da biblioteca escolar nas suas aulas, continua a divulgar toda a atividade de leitura e apreciações críticas dos alunos leitores. Se ler forma leitores, promover o efeito da leitura junto dos seus pares, potencia o arresto de novos jovens leitores.
17 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Quando a neve cai)
O agrado de um leitor pode ser a motivação de outro, e o mecanismo mediador pode estabelecer-se. Assim funciona o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem, em parceria com professores de português que promovem e facilitam a entrada da biblioteca escolar nas suas aulas.
16 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Alice no País das Maravilhas)
Quando o leitor produz sentidos sobre o que lê, é valorizado o efeito do exercício de ser leitor. Divulgar o efeito da leitura é potenciar novos leitores. São estes mecanismos que se pretendem com o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem.
15 abril, 2021
Lido e ilustrado - Diário de Anne Frank
Em Dia Mundial da Arte a Biblioteca Escolar continua a apresentar trabalhos de ilustração. A interpretação visual de um texto permite aos nossos leitores fazer conviver a palavra com a imagem, neste que é o projeto Lido e Ilustrado da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
PROMOVER PARA LER+ (Lendas do Mar)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende fazer circular as ideias jovens sobre livros lidos, levando novos leitores a entrar no mundo da leitura pela mão e pelo olhar juvenil, no projeto Mediação Ler+ Jovem.
14 abril, 2021
Lido e ilustrado - Robinson Crusoé
Criar imagens, desenhos, pinturas ou quaisquer representações gráficas que procuram transmitir uma mensagem, contar uma história ou contribuir para a construção de significados, é o que se pretende com os trabalhos dos jovens ilustradores. no projeto Lido e Ilustrado da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
13 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Uma ilha de sonho)
Compartilhar e transmitir o prazer pela leitura é um dos objetivos da Biblioteca Escolar, e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem, transforma o jovem leitor em ponte ou elo de ligação entre livros e novos leitores.
12 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Uma família de portas)
No papel da biblioteca escolar de formação de leitores, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro cria o projeto Mediação Ler+ Jovem, em que é o próprio leitor adolescente que promove e divulga o livro junto de seus pares, partilhando a experiência leitora com o acervo da biblioteca escolar. Divulgamos o encontro entre leitores e livros.
11 abril, 2021
Lido e ilustrado - O Golpe
Promover a leitura através da ilustração, levando o jovem leitor a descodificar o significado do texto lido e a expor visualmente a sua interpretação, foram objetivos do projeto Lido e Ilustrado da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro.
10 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (A noite de Natal)
Promover reflexões produzidas a partir do universo literário, é um dos objetivos do projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Mediação Ler+ Jovem.
09 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (As rosas inglesas)
Através da leitura, ser capaz de refletir sobre valores e posicionar-se de forma crítica perante uma obra lida, são alguns dos objetivos que norteiam a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Com o projeto Mediação Ler+ Jovem queremos criar uma cadeia de motivação leitora partilhando o parecer de cada leitor.
08 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (Tobias e o Anjo)
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, com uma política de incentivo e promoção da leitura, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem pretende revelar exemplos de identificação do leitor com a obra, como forma de multiplicar leitores através da exposição da visão particular de cada experiência.
07 abril, 2021
Lido e ilustrado - Uma flor chamada Maria
Com o projeto da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro Lido e Ilustrado, continuamos a revelar a interpretação visual que cada jovem leitor faz do texto lido.
06 abril, 2021
PROMOVER PARA LER+ (A ovelhinha preta)
A experiência leitora na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, leva o leitor a posicionar-se de forma crítica perante o texto interpretado, desenvolvendo as suas próprias opiniões perante valores e comportamentos revelados na obra lida. É uma forma de valorizar a experiência leitora podendo desenvolver a sua própria compreensão do mundo. Com o projeto da biblioteca escolar Mediação Ler+ Jovem, as reflexões são partilhadas num processo de motivação para a leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)