Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

04 março, 2024

WORKSHOP PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS (3ª ETAPA: VISITA DE ESTUDO AO ESPAÇO ENVOLVENTE DA ESCOLA)


A atividade do dia 1 de março com os alunos do 5ºA1 e 5ºA4, Workshop Paisagem e Arquitetura Sustentáveis, patrocinada pelo Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis, integrado na Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), teve direito a uma visita de estudo ao espaço envolvente da escola, no sentido de compreender e transformar o espaço à nossa volta. Os arquitetos Margarida Louro, Francisco Oliveira e Inês Marques, assim como, Marta Rodrigues da Direção Geral do Território, acompanharam os nossos alunos numa viagem de observação e consciencialização pelo espaço circundante. Estruturas, materiais, equipamentos, edifícios, espaços verdes, vias de circulação, transportes… tudo foi objeto de observação e reflexão, individualmente e na relação entre si.

Sensibilizar para a conservação do património natural e construído e para a importância de práticas arquitetónicas e urbanísticas mais sustentáveis, foram alguns dos objetivos destas caminhadas, levando os alunos a percecionarem e interagirem  com o espaço que os rodeia, desenvolvendo assim a literacia do espaço.














 

WORKSHOP PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS (2ª ETAPA COMPREENDER E TRANSFORMAR O ESPAÇO À NOSSA VOLTA )


Continuamos com a  atividade da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Workshop Paisagem e Arquitetura Sustentáveis - compreender e transformar o espaço à nossa volta -  no âmbito do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis, integrado na Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP). 

A segunda etapa a desenvolver com os alunos do 5ºA1 e 5ºA4 consistiu na montagem de um tabuleiro de acordo com as coordenadas impressas e constituído por 25 peças, representando a imagem do espaço envolvente da escola.  Os alunos, à medida que foram colocando as peças e respondendo às questões do Professor Francisco Oliveira, foram-se situando no espaço, reconhecendo as referências dos lugares, distinguindo áreas específicas e relativizando posições.

Esta foi a tarefa inicial para compreender e transformar o espaço à nossa volta.  

A animação foi grande e alguns alunos até foram capazes de se situar no espaço reconhecendo a sua morada.





























WORKSHOP PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS (1ª ETAPA: SESSÃO DE ABERTURA)


A Direção-Geral do Território, a Ordem dos Arquitetos, a Direção-Geral do Património Cultural e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas lançaram o Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), um programa financiado pelo Fundo Ambiental, que visa capacitar as novas gerações para compreenderem e enfrentarem os desafios ambientais atuais e futuros, através da educação para arquitetura e paisagem, assegurando um conjunto de atividades. A implementação do programa conta com o envolvimento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção-Geral da Educação, que se associaram a esta iniciativa, apoiando a sua conceção e divulgação.

O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PAPS) inicia a sua intervenção no presente ano letivo de 2023/24. Este programa tem como objetivo a promoção da educação para a sustentabilidade, através da arquitetura e da paisagem, enquanto forma de capacitar as novas gerações para compreender enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros. O desenvolvimento do Programa engloba a oferta de formação certificada de professores, a realização de workshops em cinco escolas e a promoção de um concurso nacional.

Foi neste contexto que a Escola Básica Ferreira de Castro, através da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, foi convidada a integrar o grupo de cinco escolas a nível nacional para a execução do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis neste presente ano letivo de 2023/24, integrado na Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) que visa, através do cruzamento entre arquitetura e a paisagem, a sensibilização para a conservação do património natural e construído e para a importância de práticas arquitetónicas e urbanísticas mais sustentáveis.

A execução do PPAS, neste ano letivo, foca-se no 2.º Ciclo do Ensino Básico e engloba a realização de workshops em cinco escolas distribuídas pelo território nacional. Estas ações têm como objetivo proporcionar aos alunos e professores envolvidos experiências específicas em torno das temáticas da Arquitetura e da Paisagem, contribuindo para a consciencialização do espaço envolvente e da sua intrínseca relação com os valores da qualidade espacial e sustentabilidade ambiental.



Foram  os alunos do 5ºA1 e 5ºA4 que participaram neste workshop. As atividades realizaram-se no dia 1 de março com uma sessão de abertura onde a arquiteta Margarida Louro, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, fez a apresentação do programa e explorou com os alunos os conceitos de arquitetura, paisagem e sustentabilidade, para além de os preparar para as atividades/etapas seguintes,  motivando-os para a necessidade de associar de forma harmoniosa território, arquitetura, paisagem e sustentabilidade.

Para além da arquiteta Margarida Louro, estiveram ainda connosco os arquitetos Francisco Oliveira e Inês Marques, também da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, e Marta Rodrigues, da Direção Geral do Território, que deram o seu contributo na dinamização das atividades desenvolvidas com os alunos.

Tivemos também a presença da equipa de reportagem da DGEstE que testemunhou o entusiasmo dos nossos alunos.



A professora Isaura Esteves e a Técnica Operacional Maria do Céu Francisco criaram dois placares alusivos ao Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis, com base no cartaz oficial.