Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

11 junho, 2021

PROMOVER PARA LER+ - À conversa com André Fernandes


No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas I,F,D,H de 9º ano conversam com o jovem escritor André Fernandes, a 14,15,16 Junho 2021.

André Fernandes é natural de Lisboa, nasceu em 1991 e tem 5 livros publicados. É apaixonado pelas palavras e pela transformação que elas permitem gerar na vida de todos e de cada um. É das suas que faz vida nas centenas de palestras que realiza pelas escolas e pelas empresas do país.

André Fernandes é Licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Nível I do Programa de Certificação em Coaching Executivo pela EEC.



Algumas das publicações do jovem escritor André Fernandes.




Contar com Renoir: A Mãe

Clicar na capa

O projeto Contar com.. da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, mistura as artes visuais com a escrita criativa. São apresentados quatro quadros de um pintor e pretende-se que sejam profundamente observados na sua dimensão ao nível do conteúdo cujo olhar seja o mais descritivo, atento e detalhado possível. Partindo da observação dos quadros e da apreensão da mensagem do artista, surge a escrita criativa. Hoje editamos as palavras de Liliana Fang, Madalena Bandeira e Beatriz Rosalino, de 9º ano,  ilustradas por Renoir. Mais uma vez agradecemos às alunas e à sua professora Andreia Simão, a participação nesta atividade da biblioteca escolar.

PROMOVER PARA LER+ (A Cidade das Cinzas)

Criar pontes entre os livros e os leitores, no processo de formação de leitores, foi o convite que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro apresentou aos participantes do Cabaz Literário. Agradecemos a mais um leitor a sua partilha.

O poeta agora sou eu: Ana Clara

Mais um texto que caracteriza uma nossa aluna de 5º ano, em resposta ao desafio O poeta agora sou eu. Obrigada Ana Clara pela partilha.


 


10 junho, 2021

O poeta agora sou eu : Assim sou eu

Mais um aluno da professora Teresa Vieira partilha com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a resposta ao desafio de ser agora poeta. Editamos as palavras de Duarte Vilela de 5º ano, a quem agradecemos a partilha.





Contar com Van Gogh: O velho solitáro

Clicar na capa


Usando vários quadros propostos para a construção de textos, o projeto Contar com… da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende a expressão da estrutura e do funcionamento da língua a partir de um estímulo artístico. Partindo da observação dos quadros, escolhem-se personagens, lugares, ações, para a construção do processo de escrita criativa. Hoje é com Van Gogh que o desafio se revela nas palavras de Miriam Morais da turma D de 9º ano, a quem agradecemos junto com a sua professora Anabela Sá Sil.


PROMOVER PARA LER+ (Um espelho só meu)

 


Visando apresentar livros através das formas mais diversas, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, continua a acolher os seus leitores e convida-os a partilhar os seus momentos de leitura, como mediadores para se ler mais. Agradecemos à Ana Amaral de 5º ano,  a sua partilha.


09 junho, 2021

Palavra Puxa Palavra - Corre, Michael! Corre!

 
Hoje é o Rafael Gomes do 6º ano que nos diz umas palavras sobre o livro que leu. Obrigada Rafael.

Contar com Cézanne - Janela para o passado, mudanças no futuro

Clicar na capa

Com o projeto Contar com… da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretende-se que o aluno observador das obras de arte apresentadas, identifique uma temática nos quadros, para que a sua descrição seja o mais correta e detalhada possível. Dando atenção aos pequenos detalhes, e estabelecendo uma relação com a pintura, solicitamos aos alunos ideias e emoções que contribuam para o cruzamento da pintura com escrita criativa. Hoje editamos  Cézanne que ilustra as palavras de Fatumata Djaló e Maria Leonor Félix da turma H do 9º ano, alunas da professora Andreia Simão.



O poeta agora sou eu: Eu

Em resposta ao desafio de se expressarem de forma poética, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro edita mais um texto de 5º ano, neste caso da Mariana Glórias, a quem agradecemos , junto com a sua professora de português, o envio das suas palavras.



PROMOVER PARA LER+ (O geniozinho)


   Partilhar o registo da experiência leitora é o desafio proposto pela Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Agradecemos a mais um aluno a sua partilha.


08 junho, 2021

O POETA AGORA SOU EU. Como eu sou


Os alunos de 5º ano da professora Teresa Vieira continuam a elaborar textos poéticos.
Com esta segunda edição de O Poeta agora sou eu, com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro editamos as palavras de Manuel Soares da turma A4 do 5º ano, que nos revela como é.


 

Contar com Seurat : PARIS, FINALMENTE! UM DIA ENSOLARADO E ARTÍSTICO

Clicar na capa

Com o projeto Contar com… da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, uma das considerações que se pretendeu ao se analisarem as pinturas propostas, foi a identificação dos seus conteúdos, seja a temática predominante ou as temáticas secundárias. A observação atenta dos elementos que compõem o quadro e a interpretação sensorial da sua composição, são os elementos essenciais de ponto de partida para o exercício de escrita criativa. Hoje editamos a história escrita e composta por Gabrielly Rocha e Eduardo Moroz, da turma D de 9º ano, alunos da professora de português Anabela Sá Sil, a quem agradecemos mais uma vez a participação nesta atividade da biblioteca escolar.



PROMOVER PARA LER+ (A Ana passou-se)


Alargar a comunidade leitora da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro foi o desafio proposto aos nossos jovens leitores com a sua partilha de um livro lido. Agradecemos a mais um aluno a sua partilha.


07 junho, 2021

PROMOVER PARA LER+ (O elefante não entra na jogada)


Hoje partilhamos mais um parecer de leitura em mediação literária jovem. Obrigada Rodrigo.


Contar com Cassatt - A vida de quatro crianças

                                                                Clicar na capa

Com o projeto Contar com… da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a observação de pinturas exige por vezes a caracterização das figuras presentes, pretendendo-se que a observação considere a idade, postura, movimento, estatura, expressão física e facial. Salientar algum pormenor anatómico ou de outra natureza como é a roupagem ou como está posicionada, é essencial para este exercício de observação da presença humana nos quadros. Quando há um grupo de figuras, observar as relações físicas e psicológicas entre personagens, movimentos e posturas, ajuda na interpretação da pintura e pode alavancar o exercício de escrita criativa que se pretende.
Hoje editamos mais um pequeno conto com as ilustrações de Cassatt, com as palavras de Vicente Paulo de 9º ano, mais um aluno da professora de português Andreia Simão, a quem agradecemos a resposta a este desafio.