Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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07 outubro, 2019

DIA MUNDIAL DA MÚSICA



De 30 de setembro a 6 de outubro decorreu na Biblioteca

Escolar Ferreira de Castro uma exposição e montra bibliográfica dedicada ao Dia Mundial da Música.

A exposição foi composta por duas partes distintas: uma exposição de trabalhos de alunos de segundo ciclo, realizados na disciplina de Educação Musical, composta por recriação plástica de diversos instrumentos musicais; uma segunda parte da exposição continha diversos instrumentos musicais, de percussão, sopro e cordas.












Os professores de Educação Musical das nossas dez turmas de 5º ano deram as suas aulas esta semana na Biblioteca Escolar com o objetivo de se experimentarem diversos instrumentos para que os alunos aprofundem a sua apreciação, compreensão e desempenho musicais, permitindo criar, recriar e ouvir através do desenvolvimento de competências de experimentação, de improvisação, de composição, de escuta, de reflexão, de movimento, de interpretação (no sentido de performance), contribuindo para a sua formação como sujeitos criadores e fruidores de Música.
(Aprendizagens Essenciais de Educação Musical de 2º ciclo)




06 outubro, 2019

CRESCER COM O CINEMA - O ARRANQUE


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro iniciou o trabalho com a turma C do 9º ano no âmbito do Projeto Crescer com o Cinema V com uma sessão de apresentação do projeto e seus parceiros e introdução ao programa do CinEd, seu Site e Plataforma.


Explicando a metodologia a utilizar no projeto, estabeleceu-se o primeiro contacto com a matéria e linguagem do cinema e com o processo de criação cinematográfica. Debateu-se a relação do cinema com outras formas de arte e exploraram-se noções básicas da estrutura de um filme.

Foi apresentada uma breve história do cinema e fez-se o visionamento de imagens dos irmãos lumière.


30 setembro, 2019

CRESCER COM O CINEMA


A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro contempla este ano letivo o projeto Crescer com o Cinema.

Deste modo, a turma C do 9º ano, a sua professora de Inglês Rita Zurrapa e a professora de História e professora bibliotecária Maria Teresa Costa, integram o projeto Crescer com o Cinema V, no âmbito do programa Europeu de Educação para o Cinema - CinEd V - 2019-2020. É uma formação dirigida a professores do ensino básico, secundário e em especial, aos professores bibliotecários e realizada em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a Rede de Bibliotecas Escolares.

CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français  (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -–  Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia ).

O projeto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia, do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc e em Sintra da Câmara Municipal de Sintra. 

“O Cinema é uma arte, um objeto cultural e um suporte para pensar o mundo. Aprender com o cinema exige métodos e ferramentas tanto para alunos como para formadores. Para educar o olhar dos jovens espectadores é necessário ter em conta os novos hábitos dos jovens: multiplicação de ecrãs, visões fragmentadas, o mundo digital, e a integração de uma pedagogia de fragmentos. Aprender é também comparar e estabelecer ligações entre cinematografias, entre filmes e outras artes. Compreender é apropriar-se de uma pedagogia que favorece a atividade da criação dos jovens: escolher; confrontar; decidir; criar; e estabelecer uma ligação forte entre a análise e a pratica.” (texto do site do CinEd)
http://osfilhosdelumiere.com/cined/crescer-com-o-cinema/

27 setembro, 2019

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES



Sendo a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro parte integrante do processo educativo, torna-se fundamental iniciar a formação de utilizadores em alunos que nos chegam para o quinto ano.
Todos os alunos das turmas de quinto ano foram recebidos durante a segunda quinzena de setembro na Biblioteca Escolar para uma primeira abordagem de como se deve utilizar este espaço, mas sobretudo para conhecer tudo o que podem usufruir nesta área de aprendizagem.





17 setembro, 2019

PENSAR A LEITURA


Iniciamos as atividades da Biblioteca a Escolar Ferreira de Castro com o Pensar a Leitura.Turmas de 5º ano interpretam imagens e cartoons sobre a leitura e a importância do livro.
Boa forma de começar o ano letivo, pensando a leitura!




09 setembro, 2019

UM BOM ANO LETIVO

Mais um ano letivo se inicia e a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro deseja a toda a
comunidade educativa um excelente ano letivo.




A biblioteca escolar fornece informação e ideias que são fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade atual baseada na informação e no conhecimento.A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes 
tornarem - se cidadãos responsáveis. 
Manifesto da Biblioteca Escolar 
da IFLA/ UNESCO (1999).


30 maio, 2019

Liberdade de imprensa




Decorreu hoje na Biblioteca escolar com turmas de 9º ano, uma atividade dedicada à liberdade de imprensa

Ler e interpretar um artigo de jornal, e retirar do artigo provas de como o texto só poderia ter sido editado em Portugal após a Revolução de 25 de abril de 1974, foi o desafio colocado aos alunos.

Foi uma atividade pedagógica de mobilização de conteúdos programáticos de História de 9º ano, para desenvolvimento de Visão, Valores e Áreas de Competência patentes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória

Pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando, analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada, e convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente, foram algumas das competências a desenvolver com esta atividade.

15 maio, 2019

O Céu da Primavera



Com Nelson Nunes (Investigador do Instituo de Astrofísica e Ciências do Espaço) , tivemos na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro mais uma palestra integrada no projeto "Explorar o Universo", em que foi abordado  o fascínio em explorar e descobrir objetos celestes no Céu da Primavera.

09 maio, 2019

Ondas Gravitacionais




Realizaram-se ao longo do ano na nossa Biblioteca Escolar Ferreira de Castro palestras científicas proferidas por Cientistas Portugueses, alguns de renome internacional, no âmbito do projeto "Explorar o Universo", do Grupo disciplinar de Físico-Química, com o objetivo de cultivar o gosto pela Ciência em geral, e pela Físico-Química em particular.

No dia de ontem tivemos mais uma destas palestras com o professor Francisco Lobo, Investigador do Instituo de Astrofísica e Ciências do Espaço, sobre Ondas gravitacionais – A sinfonia cósmica que abalou o mundo.



O Prémio Nobel da Física 2017 foi atribuído a Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish pelas suas “contribuições decisivas para o detetor LIGO (Laser Interferometer Gravitational wave Observatory) e a observação das ondas gravitacionais”. A descoberta das ondas gravitacionais é uma das últimas peças para a confirmação da teoria da gravitação de Einstein. Esta teoria prevê que acontecimentos cataclísmicos, tais como a colisão de dois buracos negros, podem emitir ondulações gravitacionais, que se propagam através do Universo. Vamos efetuar uma breve revisão histórica desta extraordinária descoberta e discutir a sua importância e utilidade futura.​


03 maio, 2019

MONSTRA MARINA


MONSTRA MARINA, pela mão de Cristina Brito, Investigadora do CHAM e Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH, leva às escolas a descrição e observação de monstros marinhos, os reais e os imaginários, da época medieval e moderna e nas viagens de exploração do Oceano Atlântico dos séculos XV a XVII.

O grande Leviatã, a serpente marinha, o Kraken, golfinhos, tubarões, rinocerontes, leões-marinhos, entre outros, são abordados do ponto de vista interpretativo da história da ciência natural


Pelo Programa Cientificamente Provável foi possível a turmas de 8º ano, com a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, mergulhar nos oceanos junto de monstros marinhos ou representações medievais e modernas de animais que hoje reconhecemos.



23 abril, 2019

Sintra e Portugal - das trincheiras ao armistício


A partir de hoje a Biblioteca Municipal de Sintra disponibiliza na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a exposição evocativa dos 100 anos do Armistício da I Grande Guerra, "Sintra e Portugal - das trincheiras ao armistício". De Sintra foram vários os soldados que integraram o Corpo Expedicionário Português, e no teatro da Flandres ou em África morreram ou voltaram com sequelas dos gaseamentos e combates nas trincheiras. Há que recordá-los, bem como aos heróis de todas as guerras. A Europa vive em paz há mais de 70 anos, e embora com percalços, a união dos povos europeus é ainda hoje um projeto de futuro e de prosperidade.




05 abril, 2019

Educação ambiental em leitura digital - SEMANA DA LEITURA


Ao longo da Semana da Leitura, integrado nas atividades da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, a disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, envolveram todas as turmas de 8º ano que foram desafiadas a criarem fábulas ambientais através da ferramenta digital StoryJumper.





Esta foi uma atividade que visou o princípio da Sustentabilidade – A escola contribui para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade, um dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo, que consiste no estabelecimento, através da inovação política, ética e científica, de relações de sinergia e simbiose duradouras e seguras entre os sistemas social, económico e tecnológico e o Sistema Terra, de cujo frágil e complexo equilíbrio depende a continuidade histórica da civilização humana.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro procura implementar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência do Bem-estar, saúde e ambiente, no propósito de levar os alunos a compreender os equilíbrios e as fragilidades do mundo natural na adoção de comportamentos que respondam aos grandes desafios globais do ambiente e manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável.

Conceber e desenvolver, trabalhos escolares recorrendo a diferentes ferramentas digitais, para exprimir e representar conhecimentos, ideias e sentimentos e dar a conhecer as normas de conduta na utilização de ambientes digitais online nomeadamente, das normas de segurança a seguir em ambientes digitais, foram alguns dos objetivos de TIC nesta atividade, para além de pretender desenvolver a capacidade de sistematizar conhecimento com base em processos de trabalho com recurso aos meios digitais disponíveis, desenvolvendo produtos e práticas inovadoras.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende ser um lugar de conhecimento e inovação, capaz de incorporar novas práticas pedagógicas, como preconiza o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020.
























03 abril, 2019

Descobrir Cabo Verde através da poesia de Jorge Barbosa - Programa Cientificamente Provável


Integrado no Programa Cientificamente Provável, a dois de abril o Dr. Hilarino da Luz da Universidade Nova de Lisboa, veio fazer a apresentação de Jorge Barbosa (Cabo Verde, 22.06.1902 – 06.01.1971) que caracterizou o imaginário e o quotidiano cabo-verdianos na sua escrita. Foram lidos e interpretados vários poemas. No final os alunos foram convidados a fazer um poema.


Desta feita, esta atividade visou dar a conhecer aos alunos um autor que abordou a realidade histórica das ilhas de Cabo Verde, desde a chegada dos portugueses, ocorrida em 1460, à formação da sociedade cabo-verdiana que se iniciou na ilha de Santiago, por volta de 1462.  




Os conteúdos programáticos trabalhados nesta atividade  em História e Geografia de Portugal de 5º ano, foram: Portugal nos séculos XV e XVI: Sublinhar a importância dos movimentos migratórios no contexto da expansão portuguesa, ressaltando alterações provocadas pela expansão, nomeadamente uma maior miscigenação étnica, a troca de ideias e de produtos, a submissão violenta de diversos povos e o tráfico de seres humanos; Valorizar a diversidade cultural e o direito à diferença.
Ao nível de Portuguêsdominar capacidades nucleares de compreensão e de expressão nas modalidades oral e escrita, foi um dos objetivos desta atividade.




Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretende abranger o Programa Rede de Bibliotecas Escolares no seu Quadro estratégico 2014-2020 tornando-se um foco difusor do gosto e do prazer de ler, fundamental à construção de hábitos de leitura.