Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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06 fevereiro, 2020

MIÚDOS A VOTOS - ARRANQUE DA CAMPANHA


Com os livros candidatos escolhidos, os nossos alunos de 3º ciclo iniciam a campanha eleitoral com o apoio da Biblioteca Escolar, espalhando frases de propaganda em cartazes apelativos.
Espalha-se animação!














04 fevereiro, 2020

FAKE NEWS.



Em mais um ano letivo, dedicamos o mês de fevereiro à formação dos nossos alunos de  8º ano, na área de Fake News.

A atividade, integrada na dinâmica da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro é dirigida a todos os alunos de 8º ano e prolongar-se-á pelos meses de fevereiro e março. Tem como principais objetivos:
- Alertar os alunos para a existência de notícias falsas a circularem na
internet.
- Sensibilizar os alunos para a necessidade de estarem mais atentos às
informaçõe
disseminadas pela internet.
-Tornar os alunos mais aptos a distinguir as notícias verdadeiras das notícias
falsas.
- Desenvolver o espírito crítico na leitura dos conteúdos online.
- Divulgar alguns cuidados a ter com a informação que consomem online e
que replicam a partir das suas partilhas.
- Saber utilizar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar,
validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando
diferentes fontes documentais e a sua credibilidade (PASEO- competências
na área de Informação e comunicação).
- Desenvolver a cidadania digital.

A metodologia adotada passa por um conjunto de palestras/turma com a duração de 50 minutos cada. A sua dinamização, no espaço da biblioteca e sala AV, teve como base um powerpoint e, para além de uma componente expositiva, teve uma componente interativa, em que os alunos são convidados a intervir, partilhando opiniões e experiências ou vivências que vão enriquecendo a atividade e prendendo a atenção de todos. Adicionalmente, visionam-se dois filmes e proporciona-se um momento mais lúdico de aplicação da informação adquirida, através da projeção de algumas notícias que lhes permite verificar e distinguir as verdadeiras das falsas (Fake News). Para tal, os alunos têm de estar atentos à credibilidade da fonte, ao modo como estava escrita e construída e ao seu autor. Ainda assim, são alertados para o facto de a habilidade na elaboração de uma informação poder mascarar a sua fiabilidade, pelo que deveriam sempre confirmar a mesma noutras fontes ou procurar ajuda.  Esta confirmação de veracidade, aplica-se também aos momentos de pesquisa da informação na internet, necessária ao desenvolvimento dos trabalhos escolares e dos projetos em que estão envolvidos. Foram ainda alertados para a sua responsabilidade na partilha de informações sem antes terem confirmado a sua veracidade.
A professora responsável pela atividade
                                                                                         Maria Teresa  Relvas

A Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro, como “espaço educativo integrador de múltiplas literacias” mais uma vez cumpre o seu objetivo, promovendo uma atividade que contribui para a capacitação dos seus jovens na área da literacia digital e para o seu sucesso escolar e desenvolvimento pessoal e social.

21 janeiro, 2020

CRESCER COM O CINEMA – LUZ E SOMBRA




Depois do visionamento do filme O Intervalo, os alunos envolvidos no projeto Crescer com o Cinema, foram confrontados com o jogo de luz e sombra utilizado pelo realizador numa linguagem subliminar da mensagem do filme.

Para que a perceção deste diálogo entre a escuridão e a claridade fosse mais consciente nos alunos, propusemos-lhes uma atividade de desenho de luz e sombra.

É distribuído aos alunos um fotograma em película transparente;
Os alunos observam a distribuição da luz;
Os alunos recortam em papel branco a incidência da luz na imagem que percecionam;
Os alunos revelam o contraste com um fundo escuro;
Os alunos exibem aos colegas a opção da distribuição da luz.
Realiza-se o debate final e interpreta-se a função da luz nos objetivos temáticos e artísticos.
Foi uma atividade muito animada!

13 janeiro, 2020

CRESCER COM O CINEMA - OPOSTOS



Mais uma atividade no âmbito do Projeto Crescer com o Cinema.

Após debate sobre o filme O Intervalo, e os opostos e contrastes nele incluídos, apura-se uma lista dos mesmos;
Distribuem-se aos grupos de alunos fotogramas do filme;
Os grupos distribuem os fotogramas pelos opostos ou contrastes e afixam num painel; Cada grupo justifica a sua opção mediante a interpretação que fez do filme e da cena que distribuiu.
Debate-se sobre as escolhas nem sempre consensuais.
Foi uma verdadeira interpretação cinematográfica.!


10 janeiro, 2020

FORMAÇÃO EM CARTAZ

Em mais um ano letivo, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro está a proporcionar a todas as turmas de 7º ano uma formação em composição estética de cartazes temáticos para trabalhos escolares.

O uso de cartaz é um trabalho recorrente nas diversas disciplinas de 2º e 3º  ciclos por ser um meio de comunicação de natureza visual versátil e dinâmica onde se espelham conteúdos e aprendizagens, podendo divulgar diversos tipos de mensagens. 




A atividade “Comunicar em cartaz” surge então mais uma vez no sentido de motivar e melhorar o desempenho dos alunos na realização e apresentação de trabalhos e cartazes dentro e fora da sala de aula.  Contribui para o reforço da aprendizagem dos alunos na disciplina de Educação Visual, bem como para o desenvolvimento da sua sensibilidade estética na criação de diferentes produtos gráficos da comunicação visual, nomeadamente o cartaz. Entre as várias áreas do Design de comunicação, o cartaz surge como opção prioritária na apresentação de trabalhos das diversas disciplinas, promovendo, desta forma, a transversalidade das aprendizagens entre as mesmas e o enriquecimento de novas experiências.

A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta formação implementar o  Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, neste caso na Área de Competência Sensibilidade estética e artísticapara o desenvolvimento da expressividade pessoal e social dos alunos, com o domínio de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística, possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e para o gosto, numa vivência cultural informada.

Agradecemos à professora Isaura Esteves e ao professor Fernando Trigo.