Mais umas
sessões de histórias em inglês animaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro
no passado dia 19 de fevereiro. Desta vez os alunos de 6º ano puderam ouvir Peter
and the wolf.
"Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve." Autor: José Luís Borges
Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra
Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.
Páginas
24 fevereiro, 2019
23 fevereiro, 2019
Experiência emulsionante - Projeto Newton Gostava de Ler
Nove turmas
de 7º e 9º anos participaram neste mês de fevereiro no Projeto Newton
Gostava de Ler, na Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Desta vez com o
Módulo I Experiência Emulsionante, os nossos alunos vão aprender as
propriedades físicas e químicas dos materiais através da produção de manteiga.
Promover aprendizagens científicas em atividades simples e motivadoras, de
forma lúdica e associada a leitura, foi um dos objetivos que os professores de
Ciências Físico Químicas tiveram quando trouxeram os alunos à biblioteca.
Batendo
natas com a ajuda de uma pedra, os alunos vão aprender o processo que leva à
formação de manteiga através da fricção. No final, todos experimentam a
manteiga que fizeram, barrando-a em tostas.
Foi bem divertido!
A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu com esta atividade,
cumprir o seu papel de promotora de iniciativas culturais e projetos de
complementaridade e enriquecimento do currículo.
22 fevereiro, 2019
Igualdade de Género - Programa Cientificamente Provável
A 20 de fevereiro a
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, em parceria com o Centro
Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP da Universidade de Lisboa,
integrado no Programa Cientificamente Provável, desenvolveu uma série de debates e
palestras sobre Igualdade de Género. Alunos de oitavo e nono anos puderam discutir
a problemática, integrando a Visão do Perfil dos Alunos à Saída da
Escolaridade Obrigatória que pretende que os alunos rejeitem todas as
formas de discriminação e de exclusão social.
A Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND)
assenta numa visão estratégica para o futuro sustentável de Portugal, enquanto
país que realiza efetivamente os direitos humanos, assente no compromisso
coletivo de todos os setores na definição das medidas a adotar e das ações a
implementar. Esta abordagem integrada potencia a colaboração e coordenação de
esforços, valorizando uma visão comum que simultaneamente tenha um efeito mais
estruturante e sustentável no futuro que se pretende construir.
PORTUGAL+IGUAL
ESTRATÉGIA NACIONAL
PARA A IGUALDADE E
A NÃO DISCRIMINAÇÃO 1. Visão
R 2/2018 -2018.01.10 Resolução do Conselho de Ministros
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Garantir uma educação livre de estereótipos de género e integrar a IMH em
programas setoriais no âmbito da educação, foram alguns dos objetivos da
Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, para além da Implementação da Estratégia
Nacional da Educação para a Cidadania (ENEC), no que se refere à temática da
Igualdade de Género.
Etiquetas:
Ano letivo 2018-2019,
atividade,
Cientificamente Provável,
Programa Cientificamente Provável,
Projeto,
Projeto Atividade
21 fevereiro, 2019
The King’s new clothes
Histórias em inglês animaram a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro no passado dia 12. Para
todas as turmas de 6º ano a nossa biblioteca vai contar histórias em língua
inglesa integrando aprendizagens deste nível de língua, de uma forma lúdica.
Desenvolver a compreensão auditiva da língua, aumentar o léxico com a
aprendizagem, aplicar conteúdos da aula em novos contextos e fomentar a leitura
de histórias em língua estrangeira, foram alguns dos objetivos desta atividade
que começou com a história The King’s new clothes.
20 fevereiro, 2019
Festivais de verão e vida saudável - Programa Cientificamente Provável
No passado dia 18 de fevereiro, no âmbito do Programa
Cientificamente Provável, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pôde
proporcionar a turmas de 9º ano, uma atividade intitulada Festivais de verão
e vida saudável. Com o patrocínio da Escola Superior de Tecnologia da
Saúde, do Instituto Politécnico de Lisboa, as turmas de 9º ano puderam
conhecer técnicas de base científica com fins de promoção da saúde e de
prevenção da doença.
Motivando os jovens para uma vida saudável, criou-se um ambiente de
festival de verão onde os alunos puderam aprender a fazer as opções certas para
o seu bem-estar, desde a alimentação, à higiene, ao transporte de objetos
essenciais nas mochilas, etc.
Como se estivessem num festival de verão ao som de um concerto, com atividades
em grupo e laboratoriais, promoveu-se o conhecimento das Ciências e Tecnologias
da Saúde em torno do corpo humano,fomentou-se o interesse dos participantes para as áreas das Ciências e
Tecnologias da Saúde e incentivou-se à a adoção de estilos de vida saudáveis.
Nesta atividade a implementação do O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória esteve presente na Área de Competência Bem-estar, saúde e ambiente, levando os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar.
Etiquetas:
Ano letivo 2018-2019,
atividade,
Cientificamente Provável,
Programa Cientificamente Provável,
Projeto,
Projeto Atividade
19 fevereiro, 2019
Arquiteturas Recortadas - Programa Cientificamente Provável
No dia 15
de fevereiro a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro transformou-se num ateliê
de arquitetura com a colaboração da Faculdade de Arquitetura da Universidade de
Lisboa e do seu gabinete FAJúnior. Arquiteturas Recortadas foi o
desafio que as turmas de 8º ano tiveram, recorrendo à arte tradicional
japonesa de recorte de papel, Kirigami, criando representações variadas de
objetos, edifícios e até cidades. Esta atividade permite o contacto com
elementos do espaço envolvente, que de uma forma lúdica, desenvolve a
imaginação e a criatividade.
Integrada
em conteúdos de Educação Visual, esta atividade persegue os objetivos do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
ao nível das competências de Sensibilidade estética e artística , levando
os alunos a experimentar processos próprios das diferentes formas de arte, através
de processos de experimentação no domínio
de processos técnicos e performativos envolvidos na criação artística,
possibilitando o desenvolvimento de critérios estéticos para o juízo crítico e
para o gosto, numa vivência cultural informada.
Etiquetas:
Ano letivo 2018-2019,
atividade,
Cientificamente Provável,
Programa Cientificamente Provável,
Projeto,
Projeto Atividade
18 fevereiro, 2019
Instrumentos de orientação náutica - Programa Cientificamente Provável
Viajando
com os astros, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço com o Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas
Escolares, no passado dia 14 de fevereiro, na Biblioteca Escolar Ferreira
de Castro, levou turmas de 8º ano ao tempo dos grandes navegadores que se
guiavam pelo sol.
Os alunos construíram um quadrante, aprenderam a utilizar o
astrolábio, a medir a altura do sol e a orientar-se em pleno Oceano.
Uma aula
de História e Matemática diferentes.
Etiquetas:
Ano letivo 2018-2019,
atividade,
Cientificamente Provável,
Programa Cientificamente Provável,
Projeto,
Projeto Atividade
17 fevereiro, 2019
Desenvolvimento e construção sustentável no âmbito do ambiente construído - Programa Cientificamente Provável
No passado
dia 13 de fevereiro, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, no âmbito do
Programa Cientificamente Provável da Rede de Bibliotecas Escolares, recebeu o
Professor Doutor Alberto Reaes Pinto, Professor Catedrático da Faculdade de
Arquitetura e Artes (FAA) da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), Doutor em
Arquitetura pela Universidade de Salford-UK e Coordenador do Centro de
Investigação e Desenvolvimento, em Território, Arquitetura e Design (CITAD) da
FAA da Universidade Lusíada.
Os alunos de 9º ano puderam ouvir falar sobre Desenvolvimento e construção sustentável no âmbito do ambiente construído, e puderam refletir sobre o impacto da construção na sustentabilidade.
A política de crescimento económico, com base no carbono, tem posto em evidência a necessidade de se discutir que tipo de desenvolvimento pretendemos, sendo certo que o atual nos está a conduzir no sentido de comprometermos as gerações vindouras. Ora a indústria de construção é uma atividade que produz grandes impactes ambientais negativos. Daí a necessidade de inseri-la no âmbito e princípios da Construção Sustentável. Nesse sentido, há que encontrar outros modelos de construção, com tecnologias mais produtivas, utilizando menor volume de matérias-primas e materiais mais renováveis, reduzindo assim os impactes negativos, que resultam da sua exploração e do seu uso. (Alberto Reaes Pinto, A escolha dos materiais para a construção sustentável, revista arquitetura Lusíada, N. 3 (2.º semestre 2011). - p. 77-82.)
Encontrarmos outro tipo de Arquitetura, mais adequado para o desenvolvimento das nossas cidades, para sabermos intervir de uma maneira mais sustentável no nosso património construído e tendo presente o esgotamento relativamente à construção nova de Edifícios. Defendemos uma reflexão sobre qual o modo de fazer Arquitetura, que considere melhor os nossos recursos, as nossas tecnologias, o nosso clima e a nossa identidade. ( Alberto Reaes Pinto, Reflexões sobre arquitetura e mudança, revista arquitetura Lusíada,N.4( 2013) - Resumo
Com esta
palestra, alunos e professores de Geografia puderam trabalhar competências de
Geografia para o final de 3º ciclo, nomeadamente: Analisar
casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural,
refletindo sobre as soluções possíveis, Refletir criticamente sobre a qualidade
ambiental do lugar/região, sugerindo ações concretas e viáveis que melhorem a
qualidade ambiental desses espaços; Analisar casos concretos de gestão do
território que mostrem a importância da preservação e conservação do ambiente
como forma de assegurar o desenvolvimento sustentável.
Mais uma
vez a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro a caminho do Perfil dos
Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória no princípio da Sustentabilidade – A
escola contribui para formar nos alunos a consciência de sustentabilidade, um
dos maiores desafios existenciais do mundo contemporâneo, que consiste no
estabelecimento, através da inovação política, ética e científica, de relações
de sinergia e simbiose duradouras e seguras entre os sistemas social, económico
e tecnológico e o Sistema Terra, de cujo frágil e complexo equilíbrio depende a
continuidade histórica da civilização humana.
Etiquetas:
Ano letivo 2018-2019,
atividade,
Cientificamente Provável,
Programa Cientificamente Provável,
Projeto,
Projeto Atividade
Subscrever:
Mensagens (Atom)