Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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15 maio, 2024

O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Articulação curricular


    De fevereiro a maio, a disciplina de EVT dedicou parte das suas aulas ao projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. O museu trabalhado é o Museu das Artes de Sintra.


    Analisam-se as obras de arte patentes no Museu das Artes de Sintra. Criam-se cartazes alusivos a liberdade e direitos conquistados pela democracia, partindo do tema do museu MUSA e da visita guiada pela professora bibliotecária a exposição de cartazes do 25 de abril, patente na biblioteca escolar.
Constroem-se desenhos com materiais riscadores alusivos ao tema “liberdade e democracia”, realizado com a participação das famílias dos alunos. Com colagem de figuras geométricas e a técnica de raspagem em cartão, constrói-se um painel com a palavra Paz, em articulação com a disciplina de Matemática.


    Os alunos pretendem decorar o portão exterior da escola com cravos em papel feitos por eles, inscrevendo a palavra liberdade, para marcar os 50 anos da revolução portuguesa de 25 de abril de 1974.
Construir uma escultura, pequena instalação com o tema ditadura e democracia, utilizando uma gaiola, uma árvore em tronco e colagem de cravos de papel de seda e pombas em origami, é também um dos objetivos.




    Desenvolver a criatividade, o trabalho em grupo, o trabalho de projeto, criar hábitos de trabalho organizado metódico, normas de trabalho aplicadas aos materiais e instrumentos manipulados, são alguns dos objetivos da integração curricular de EVT no projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Valorizar o património e as artes, saber observar e refletir criticamente, e Intervir nos espaços com contributos práticos e artísticos , são também objetivos a atingir.






 

10 maio, 2024

Concurso Ideias para um território sustentável


    A Biblioteca Escolar Ferreira de Castro participou no concurso “Ideias para um território sustentável” , promovido e organizado no âmbito do PROGRAMA PAISAGEM E ARQUITETURA SUSTENTÁVEIS. Este concurso dirigiu-se a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o território nacional com o objetivo de reconhecer e premiar o seu contributo com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, na relação que este estabelece com a paisagem e o território envolvente.

    Foram constituídas pela professora bibliotecária duas equipas com alunos de 5º ano, do 5º A1 e 5ºA3, que meteram mãos à obra e realizaram os trabalhos a concurso, que consistiam num estudo sobre a escola e a sua interação com o território circundante, analisado em três momentos distintos: o passado (há 100 anos atrás), o presente e o futuro (daqui a 100 anos). Através desta abordagem temporal, os alunos foram incentivados a compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a avaliar o estado atual e a realizar, num quarto momento, um projeto, sempre com o foco na sustentabilidade. Foram semanas de  grande animação na Biblioteca Escolar com a professora bibliotecária, a estudar o espaço de Mem Martins envolvente à escola, e a realizar o projeto constituído por quatro momentos:
1.º Momento – Os Detetives do Tempo. Imaginar -se um detetive com uma missão especial: descobrir como era a escola ou o lugar onde ela fica, há 100 anos atrás. Como um verdadeiro detetive do tempo, procurar pistas e segredos sobre o passado desse lugar e o modo como as pessoas daquela época o usavam.
2.º Momento – Os Exploradores do Presente: transformarem-se num explorador do presente! A missão era observar bem de perto a escola e tudo o que demais existe ao seu redor, como um explorador curioso do espaço e da paisagem. Descobrir todos os detalhes interessantes e segredos dos espaços percorridos e onde se passa tanto tempo.
3.º Momento – Imaginando o Futuro: pensar como poderá ser a escola e todo o espaço ao seu redor daqui a 100 anos. Imaginar todas as coisas incríveis que podem acontecer e existir nesses lugares no futuro.
4.º Momento – Arquitetos de um Território Sustentável: finalmente, como um Arquiteto de um Território Sustentável, a missão é criar um projeto para transformar a escola e o espaço ao redor dela, tornando-os melhores para todos.

    Os nossos alunos desenharam, recortaram e colaram, fotografaram, pesquisaram, analisaram informação, perspectivaram o futuro, tudo como verdadeiros arquitetos para um território sustentável. 

    Oito projetos foram assim submetidos a concurso nacional. A equipa do 5ºA1 foi constituída pelas alunas Inês Lobo Marques, Inês Manuel Fernandes e  Ester Bringel, com os seguintes projetos: 


    A equipa do 5ºA3 foi constituída pelos alunos Levi Campos Lisboa, Maya Bueno Louzado,
Dinis Curvacheiro dos Santos e Martim Nunes Bastos, com os seguintes projetos: 



    O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), a implementar no âmbito da PNAP, visa promover a educação para a sustentabilidade, através da arquitetura e da paisagem, enquanto forma de capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros.

    Ao trabalhar diretamente com a comunidade educativa, o PPAS vem criar as bases para impulsionar uma mudança significativa no modo como as crianças e jovens percecionam e interagem com o mundo à sua volta, incrementando a literacia do espaço, tornando-os mais conscientes, responsáveis, exigentes e proativos na conceção e preservação do património, do ambiente construído e da paisagem.
https://www.ppas.pt/sobre/index.html




09 maio, 2024

O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora - Articulação curricular


    De fevereiro a maio, a disciplina de HGP dedicou parte das suas aulas ao projeto O Museu Aqui e Agora e o Futuro que lá Mora, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. O museu trabalhado é o Museu das Artes de Sintra.


    No Museu Municipal das Artes de Sintra, MU.SA, as exposições temporárias versaram maioritariamente sobre a Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974. Deste modo, a maioria do trabalho com os alunos, neste projeto, incidiu sobre este acontecimento.


    A disciplina de História pretendeu a contextualização histórica da Revolução de 25 de abril de 1974. Pesquisa na Biblioteca Escolar, entrevistas a elementos da família sobre a Revolução de 24 de abril e debate em grupo turma sobre as conquistas da revolução, foram algumas das estratégias aplicadas.



    Esta contextualização histórica serve para a construção de cartazes, painéis, esculturas em 3D e cravos em origami onde se destacam palavras/expressões relacionadas com a Ditadura e a Democracia. Nesta interdisciplinaridade com a disciplina de EVT e Matemática, pretendeu-se também a participação das famílias e a participação ativa dos alunos na palestra a realizar com Eugénio Ruivo – antigo preso político da PIDE.




    O que a disciplina de História pretendeu foi a compreensão por parte dos alunos do que foi o Estado Novo (1933-1974): compreender a ascensão de Salazar e a construção do Estado Novo; conhecer e compreender os mecanismos de difusão dos ideais do Estado Novo e de repressão para com os opositores; conhecer e compreender os principais movimentos de resistência ao Estado Novo; conhecer e compreender a manutenção do colonialismo português e a Guerra Colonial.


    Sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 e o regime democrático, a disciplina de História pretendeu dar a conhecer e compreender as causas do golpe militar do 25 de Abril de 1974, as consequências do 25 de Abril de 1974 ao nível da democratização do regime e da descolonização, e ainda dar a conhecer os órgãos de poder democráticos.