Foram constituídas pela professora bibliotecária duas equipas com alunos de 5º ano, do 5º A1 e 5ºA3, que meteram mãos à obra e realizaram os trabalhos a concurso, que consistiam num estudo sobre a escola e a sua interação com o território circundante, analisado em três momentos distintos: o passado (há 100 anos atrás), o presente e o futuro (daqui a 100 anos). Através desta abordagem temporal, os alunos foram incentivados a compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a avaliar o estado atual e a realizar, num quarto momento, um projeto, sempre com o foco na sustentabilidade. Foram semanas de grande animação na Biblioteca Escolar com a professora bibliotecária, a estudar o espaço de Mem Martins envolvente à escola, e a realizar o projeto constituído por quatro momentos:
1.º Momento – Os Detetives do Tempo. Imaginar -se um detetive com uma missão especial: descobrir como era a escola ou o lugar onde ela fica, há 100 anos atrás. Como um verdadeiro detetive do tempo, procurar pistas e segredos sobre o passado desse lugar e o modo como as pessoas daquela época o usavam.
2.º Momento – Os Exploradores do Presente: transformarem-se num explorador do presente! A missão era observar bem de perto a escola e tudo o que demais existe ao seu redor, como um explorador curioso do espaço e da paisagem. Descobrir todos os detalhes interessantes e segredos dos espaços percorridos e onde se passa tanto tempo.
3.º Momento – Imaginando o Futuro: pensar como poderá ser a escola e todo o espaço ao seu redor daqui a 100 anos. Imaginar todas as coisas incríveis que podem acontecer e existir nesses lugares no futuro.
4.º Momento – Arquitetos de um Território Sustentável: finalmente, como um Arquiteto de um Território Sustentável, a missão é criar um projeto para transformar a escola e o espaço ao redor dela, tornando-os melhores para todos.
Os nossos alunos desenharam, recortaram e colaram, fotografaram, pesquisaram, analisaram informação, perspectivaram o futuro, tudo como verdadeiros arquitetos para um território sustentável.
Oito projetos foram assim submetidos a concurso nacional. A equipa do 5ºA1 foi constituída pelas alunas Inês Lobo Marques, Inês Manuel Fernandes e Ester Bringel, com os seguintes projetos: A equipa do 5ºA3 foi constituída pelos alunos Levi Campos Lisboa, Maya Bueno Louzado,
Dinis Curvacheiro dos Santos e Martim Nunes Bastos, com os seguintes projetos:
Ao trabalhar diretamente com a comunidade educativa, o PPAS vem criar as bases para impulsionar uma mudança significativa no modo como as crianças e jovens percecionam e interagem com o mundo à sua volta, incrementando a literacia do espaço, tornando-os mais conscientes, responsáveis, exigentes e proativos na conceção e preservação do património, do ambiente construído e da paisagem.
https://www.ppas.pt/sobre/index.html
Sem comentários:
Enviar um comentário