Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

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13 janeiro, 2023

Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa do 7ºC1,2,3




Na iniciativa Miúdos a Votos os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. Como em qualquer eleição política, surgem candidatos sujeitos a votos. Hoje são os livros candidatos pela equipa 7ºC, grupos 1,2 e 3 que aqui apresentamos.



 

Ilustrar os Direitos Humanos - 20º artigo



A leitura deve ser entendida como um processo ativo de construção, em que o leitor não recebe apenas a informação, mas vai construí-la de acordo com as suas competências cognitivas, motivação, conhecimentos e experiências. O projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, pretendeu implementar uma estratégia de promoção da compreensão leitora, através da interdisciplinaridade com a disciplina de Educação Visual, em que o aluno interpreta os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos através da respetiva ilustração. O direito à liberdade de reunião é aqui ilustrado por Maria Franklin do 9ºA3 e Luana Lobo do 9ºB3, revelando bem a interpretação do artigo 20º.Maria Franklin utiliza o símbolo do punho erguido que nasce da terra com a força das raízes que o unem. É a liberdade de reunião que se pretende para todo o planeta que é a base da ilustração. É a verdadeira interpretação visual do texto lido.






12 janeiro, 2023

Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa 7ºB1,2,3





Hoje são os livros candidatos pela equipa do 7º B, grupos 1,2 e 3, que apresentamos para futura campanha eleitoral na Escola Básica Ferreira de Castro, na iniciativa Miúdos a Votos, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior.


Ilustrar os Direitos Humanos - 3º artigo


Criar uma confluência entre o texto e a ilustração, é o convite do projeto Ilustrar os Direitos Humanos, da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro. Depois de ler e interpretar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos o aluno, em Educação Visual, é convidado a passar a mensagem à respetiva imagem. Revelam-se experiências e constroem-se significados. Arilson Tomás do 9ºA1 representa o artigo 3º em que a liberdade é representada com uma gaiola aberta de onde sai uma pomba livre em direção ao Sol e à luz, em oposição à Lua e à  escuridão da noite. Beatriz Carlos do 9º A4 abre as mãos dando vida livre ao ser humano. A criatividade e o simbolismo não tiveram limite com estes artistas.




11 janeiro, 2023

Miúdos a Votos: os nossos livros candidatos da equipa do 7ºA1,2,3,4




Os alunos da equipa do 7º A, grupos 1,2,3 e 4 já apresentaram a candidatura dos seus livros à eleição de livro mais fixe, na iniciativa Miúdos a Votos. Promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Visão Júnior, os alunos da Escola Básica Ferreira de Castro vão ser chamados a votar na sua biblioteca escolar, no livro candidato que mais gostaram de ler. Os grupos de alunos que se candidataram com um livro preparam-se agora para a campanha eleitoral.




Mediação Ler+Jovem (A coisa terrível que aconteceu a Barnaby Brocket)


 A mediação de leitura é basicamente a transmissão de uma experiência motivadora para novos leitores. Foi a esse desafio que a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro respondeu, quando transformou leitores do seu acervo em mediadores jovens de leitura para os seus pares, com o seu projeto Mediação Ler+ Jovem. Hoje temos a sugestão de Ana Alves do 8ºA3.


10 janeiro, 2023

Ilustrar os Direitos Humanos - 5º artigo

Com o Projeto Ilustrar os Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar Ferreira de Castro pretendeu colocar a imagem em interação com o texto, unindo a ilustração aos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Depois de lido e interpretado cada artigo os alunos são convidados em Educação Visual a ilustrar a mensagem contida no texto, utilizando os seus próprios códigos imagéticos. Fábio Aguiar do 9ºA4 e Gonçalo Rita do 9ºA1 interiorizaram a mensagem do artigo 5º e transformaram-na em imagens poderosas.