Publicamos mais um testemunho de um leitor da Biblioteca Escolar Ferreira de Castro, Luís Silva, que participa neste projeto Ler o Holocausto. O objetivo deste projeto é levar os jovens a aprendem a reconhecer e resistir a discursos de ódio e exclusão que ainda surgem em diferentes contextos. Além disso, o ensino do Holocausto promove a análise crítica, essencial para que os alunos possam identificar e combater ideologias perigosas. Esse conhecimento é uma ferramenta indispensável na formação de cidadãos que defendem ativamente os princípios da igualdade e da dignidade humana.
O livro refere três mulheres judias, Priska, Anka, Rachel, que foram brutalmente levadas do seu lar para um campo de concentração. Chegando lá. conhecem o pior pesadelo delas, pois estavam grávidas e corriam o risco de serem descobertas. Gostei de ler sobre estas três mulheres, que lutaram até ao fim para sobreviver, para que os filhos tivessem chance de viver.
Com este livro aprendi que tenho de dar valor por ter o que tenho hoje e que não devo ser preconceituoso com outras religiões, porque todos somos iguais.
Eu gostei do livro só por ver o esforço das mulheres e pela coragem de manterem em segredo que estavam grávidas.
Diria que este livro é bom para quem gosta de ação e de História, e não o recomendo para pessoas sensíveis pois podem não aguentar essas histórias reais.
Luís Silva 9º A3
Sem comentários:
Enviar um comentário