Analisado o currículo escolar de 2º e 3º ciclos, é percetível que Os Direitos Humanos são um tema transversal a várias disciplinas, e específico da área de Cidadania e Desenvolvimento. Por outro lado, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória prevê um perfil de base humanista onde a escola deve habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar. Deste modo a Biblioteca Escolar pretendeu potenciar o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, através de um jogo criado para o efeito, articulando a biblioteca escolar e o currículo através de metodologias ativas.
Os alunos do 8ºA1 e 8ºA3 foram os primeiros a experimentar associar os artigos da DUDH a situações do seu quotidiano.
É reconhecido que as bibliotecas escolares desempenham hoje um papel crucial no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo muito mais do que apenas livros e recursos tecnológicos. Elas transformaram-se, em muitos casos, em espaços de aprendizagem dinâmica, onde os alunos podem explorar, criar e envolver-se numa variedade de atividades que vão além do currículo tradicional. Essa transformação reflete ainda a compreensão crescente de que a educação não se limita ao conteúdo de sala de aula, mas que mobiliza conhecimentos e capacidades indispensáveis à vida em sociedade e que é possível desenvolver em contextos de aprendizagem informal e não formal.
https://blogue.rbe.mec.pt/atividades-de-aprendizagem-ativa-com-a-2790235
Sem comentários:
Enviar um comentário